Após reforma, Casarão do século 19 será inaugurado nesta quinta em Florianópolis

O Casarão Histórico, localizado na parte sul do terreno do Imperial Hospital de Caridade, e sede da Fundação Senhor dos Passos, está de cara nova. As obras de restauro do espaço, que também vai abrigar o Museu Fármaco Hospitalar do Imperial Hospital de Caridade – o mais antigo hospital do Estado, fundado em 1789 – estão prontas.

E para comemorar a realização do projeto de restauro, a fundação fará uma cerimônia de inauguração nesta quinta-feira (27), às 19h, na Rua Menino Deus, 376, no Centro de Florianópolis.

O casarão foi construído em 1850 e é tombado pelo município e pelo Estado – Foto: Rita Peruchi/Divulgação/ND

O casarão foi construído em 1850 e é tombado pelo município e pelo Estado. No passado, o espaço já serviu para abrigar pacientes que precisavam de isolamento e até mesmo como centro cirúrgico. E é dentro dele que será instalado o primeiro Museu Fármaco Hospitalar de Santa Catarina.

A presidente da fundação, Rita Peruchi, revela, no entanto, que somente parte do museu vai estar aberto ao público.

“O museu vai abrir parcialmente, mas não dentro das características, porque não conseguimos completar o valor que precisamos. Então acreditamos que somente no ano que vem estará aberto 100%”, afirma Rita.

A presidente diz ainda que vai inscrever o projeto no final de maio no PIC (Programa de Incentivo à Cultura), criado pelo Governo do Estado, para que empresas fomentem projetos culturais, por meio de renúncias fiscais.

“Nosso desejo é ter os recursos até o final de 2023 e, em meados de 2024, estar com tudo pronto”, vislumbra.

Entre o acervo do museu, que conta com quase 2,2 mil peças, algumas raridades já estão disponíveis para conhecer. Um exemplo é uma banheira de mármore, de 500 quilos, projetada para a Imperatriz Teresa Cristina, mãe de Princesa Isabel, enviada ao Caridade pelo imperador Dom Pedro II.

Após a inauguração, o espaço estará aberto ao público para visitação através de agendamentos pelo site ou pelo número (48) 9 9981-4171.

Processo de restauro acontece desde 2020

Dentro do Casarão Histórico será instalado o primeiro Museu Fármaco Hospitalar de Santa Catarina – Foto: Rita Peruchi/Divulgação/ND

Conforme a presidente da Fundação, a reforma do casarão do século 19, contou com captação de recursos via Lei Rouanet para custear as obras que acontecem desde dezembro de 2020.

A partir daquela data até maio de 2021, a obra contemplou a recuperação de alvenaria externa e a recomposição das esquadrias (portas e janelas em madeira), intervenções no telhado, tais como troca de madeira e telhas, além da lavação e da pintura em toda a extensão do edifício.

Já em 2022, foi realizada a adequação do Casarão para acessibilidade e construção da rampa de acesso ao local. Também foram feitas a revisão das instalações elétricas e hidráulicas, a implantação do sistema preventivo de incêndio e, por fim, a recuperação dos pisos e assoalhos.

História do Casarão e Fundação Senhor dos Passos

Rita explica que a Fundação Senhor dos Passos foi criada em 1995, criada para a Irmandade Senhor dos Passos, dona do Caridade. O objetivo era obter recursos a fim de restaurar o hospital após um incêndio em abril de 1994.

Atualmente, a fundação se reconhece como uma entidade sem fins lucrativos cuja finalidade é realizar ações na área cultural e de assistência à saúde, além de seguir com a captação e aplicação de recursos necessários à manutenção e restauração dos bens da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e do Imperial Hospital de Caridade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.