Brasileira é vencedora de prêmio inédito de sommelier do Guia Michelin na França

A brasileira Gaby Benicio, de 40 anos, foi a primeira mulher vencedora do prêmio inédito de Sommellerie Award 2023, criado pela edição francesa do Guia Michelin para reconhecer profissionais que trabalham com vinho no país.

A brasileira Gaby Benicio e a chef Amélie Darvas – Foto: Divulgação/ND

Nascida em São Paulo, Gaby é fotógrafa por formação e há 17 anos, desembarcou em Paris para estudar a estética barroca na Sorbonne, uma tradicional universidade francesa.

Após um período na capital da França, a fotógrafa foi estabelecendo uma relação intelectual com o vinho. Fez uma formação teórica e inaugurou uma linha de sommelier cultural, sob a qual o serviço da bebida trazia história e media vivências sensoriais.

Em 2011, deu o seu primeiro passo profissional, com o Haï Kaï, aclamado restaurante às margens do canal Saint-Martin, em Paris. Contudo, após os atentados terroristas de 2015, ela e a sua chef Amélie Darvas decidiram trilhar um novo rumo. Em Vailhan, vilarejo francês de pouco mais de 150 habitantes, fundaram o restaurante Äponem (felicidade em pataxó).

No Extremo Sul da França, Gaby maneja sete hortas, propõe uma carta de vinhos vivos e biodinâmicos. No restaurante, Gaby aplica um modelo vanguardista de trabalho sob o qual todos os participantes, dos canteiros à chefia da cozinha, passando pela lava-louças e pela adega, recebem o mesmo salário.

A fotógrafa já foi recompensada com uma estrela no Michelin e também com a estrela verde (distinção por sua eco responsabilidade). Agora recebe o prêmio inédito, lançado em março, para personalidades reconhecidas pela transmissão de conhecimento, pelo serviço e pela sommelier.

“Gosto de falar das vinhas e de quem as sublima, de oferecer vinhos e sabores atemporais. Ao invés de humilhar com informações organolépticas, suscitar o que vibra”, define poeticamente o seu ofício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.