Operação Mensageiro: veja o que se sabe até agora sobre a 4ª fase na região Norte de SC

Sete municípios do Norte e Planalto Norte de Santa Catarina foram alvos da 4ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27). No Norte, a operação atingiu os municípios de Corupá, Massaranduba, Guaramirim e Schroeder. Já no Planalto Norte, os alvos foram os municípios de Major Vieira, Três Barras e Bela Vista do Toldo.

Operação Mensageiro em Guaramirim – Foto: 105 FM/Reprodução/ND

Deflagrada em dezembro do ano passado, a operação apura suspeitas de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em Santa Catarina. Confira, município a município, as informações confirmadas até o momento.

Corupá

Em Corupá, foram cumpridos mandados de busca e apreensão. O prefeito Luiz Carlos Tamanini está sob custódia e deve prestar esclarecimentos. Em nota, a prefeitura do município confirmou a realização da operação e afirma estar à disposição da Justiça. Confira a íntegra da nota:

“Em relação à operação de BUSCA E APREENSÃO na manhã desta quinta-feira (27/abril/2023), a Prefeitura Municipal de Corupá informa que está à disposição da justiça para prestar todos os esclarecimentos devidos e reitera que a ação se limitou à verificação de documentos, sem qualquer outro desfecho”.

Massaranduba

No município de Massaranduba, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão. O prefeito Cesar Tassi foi levado a Florianópolis para prestar depoimento. A prefeitura de Massaranduba informou que foram recolhidos documentos físicos e equipamentos com documentos digitais no gabinete do prefeito e no setor de licitações. Veja o que diz a nota:

“A Prefeitura de Massaranduba informa que desde o início da manhã desta quinta-feira (27), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) cumpriram mandados de busca e apreensão, nos gabinetes do prefeito e no setor de licitação. Agentes da Operaçao recolheram documentos físicos e equipamentos com documentos digitais. A procuradoria do município acompanhou e auxiliou os agentes. O prefeito Sesar Tassi está em Florianópolis e foi conduzido para depoimento.A prefeitura de Massaranduba esclarece que está a disposição da justiça e reforça o compromisso com a transparência”.

Major Vieira

O município de Major Vieira, no Planalto Norte de Santa Catarina, também foi alvo de busca e apreensão. O chefe do Executivo, Adilson Lisczkovski, também  foi levado a Florianópolis para prestar depoimento. A reportagem do Portal ND+ não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do município.

Três Barras

Em Três Barras, também no Planalto Norte, o prefeito Luiz Divonsir Shimoguiri foi levado para prestar depoimento em Canoinhas. Já o vereador Edenilson Engel foi preso em Brasília. A prefeitura do município também foi alvo de mandado de busca e apreensão. A operação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura. Leia a íntegra:

“A prefeitura vem a público, confirmar, que foi alvo de mandado de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira, 27, relativa a quarta fase da Operação Mensageiro, que acontece de maneira simultânea em 12 cidades do Estado de Santa Catarina. Agentes do Grupo de Atuação de Combate ao Crime (Gaeco) e do Grupo Especial Anticorrupção (Geac), do Ministério Público, realizaram vistoria no gabinete do prefeito municipal Luiz Divonsir Shimoguiri, que estava presente no momento da operação. Na sequência, o prefeito foi conduzido para prestar depoimento no Fórum da Comarca de Canoinhas. O município lembra que o processo corre em segredo de justiça, portanto, aguarda os desdobramentos da operação para poder passar informações oficiais à sociedade”.

Bela Vista do Toldo

Em Bela Vista do Toldo, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão. A reportagem do Portal ND+ tentou contato com o setor jurídico da prefeitura. Até o momento, porém, o município não retornou as ligações.

Guaramirim

O município de Guaramirim também foi alvo da operação nesta quinta-feira. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão contra o diretor de águas e a secretária-adjunta de Administração e Finanças. Há também um mandado de prisão contra o prefeito Luiz Antonio Chiodini, que está na Inglaterra para a formatura do filho e deve se entregar ao retornar ao Brasil. A prefeitura do município confirmou, em nota, a prisão dos servidores: 

“A Prefeitura de Guaramirim informa que recebeu, na manhã desta quinta-feira (28) oficiais da força-tarefa da operação mensageiro. Eles cumpriram mandados de prisão contra o Diretor da Águas de Guaramirim e a Secretária-Adjunta de Administração e Finanças, responsável pelo setor de licitações. Ainda, foram cumpridos novamente mandados de busca e apreensão. O Prefeito encontra-se fora do país desde o dia 19, em viagem familiar para acompanhar a formatura de seu filho em uma universidade da Inglaterra. A Prefeitura reforça seu compromisso com a transparência e reitera que entregou toda a documentação solicitada, estando à inteira disposição da justiça para demais esclarecimentos”.

Schroeder

Schroeder também é uma das cidades da região onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão. A sede da prefeitura foi alvo dos agentes, que recolheram documentos no local. Confira o comunicado da prefeitura:

“Em relação à quarta fase da Operação Mensageiro, o Município de Schroeder informa que agentes do GAECO estiveram nas dependências da Prefeitura na manhã desta quinta-feira, dia 27, para coleta de documentos referente a operação. O município reforça seu compromisso com a transparência, disponibilizando toda a documentação solicitada e permanece à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.