Artigo sobre gamificação no setor público com experiência na Secretaria da Administração foi aceito na Sociedade Brasileira de Administração Pública

Cinco pessoas seguram uma agenda com a frase escrita na capa "Vamos acabar com o sempre foi assim por meio da inovação" , enquanto posam para foto.

O Laboratório de Inovação do Governo de Santa Catarina (NIDUS), através da sua experiência de gamificação na Secretaria de Estado da Administração (SEA), teve seu artigo: Odisea da Inovação: Um estudo de caso sobre a aplicação de gamificação no setor público catarinense aceito na Sociedade Brasileira de Administração Pública.

A pesquisa foi realizada com base no estudo de caso da aplicação de gamificação na SEA, onde 100 servidores inscritos para participarem da ação tiveram experiências de jogos na execução de tarefas online, durante os meses de novembro e dezembro de 2022. O objetivo era promover o engajamento, amplificar a comunicação e trabalhar algumas soft skills, durante cinco semanas.

“O principal objetivo de trazer gamificação pela primeira vez para o setor público foi estimular a comunicação, por meio da cooperação e interação entre os servidores, promovendo um senso de pertencimento ao local de trabalho e responsabilidade pelo bem público. Aliado a isso, foi incluído neste processo o conteúdo de inovação, a possibilidade de conhecer ferramentas inovadoras de trabalho, além da resolução de desafios propostos pelas próprias diretorias”, explica Luana Bayestorff, servidora pública da SEA e uma das realizadoras da experiência.

O que é gamificação?

A gamificação (ou gamification, em inglês) é a aplicação das estratégias dos jogos ou elementos deles: como competição, cooperação e resolução de problemas, em atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.