Município catarinense lança primeira Escola de Programação na rede pública de ensino


Com mais de 50 mil vagas de trabalho abertas no país, Jaraguá do Sul aposta no conhecimento para inserir alunos no mercado tecnológico Em um mundo cada vez mais conectado, a Educação Tecnológica se faz necessária inclusive nas escolas. E foi compreendendo essa necessidade que Jaraguá do Sul inseriu essa modalidade na rede municipal de ensino. Com foco na cultura digital e de linguagem de programação, a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul lançou no início de abril, a Escola de Programação da rede municipal de ensino.
Alunos do 6º ao 9º ano vão conhecer as metodologias empregadas nas áreas tecnológicas para resolução de problemas; terão acesso às diferentes linguagens de programação e à lógica de programação. Tudo isso conectado às exigências do mercado de trabalho que esses adolescentes e jovens vão encontrar, de acordo com a administração pública. A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro de Inovação Novale Hub, ambiente construído para o desenvolvimento tecnológico.
Segundo a administração pública, essa conquista é resultado de muito trabalho e de muita seriedade, resultando na primeira escola de programação do Brasil. O reitor da Católica SC Cleiton Vaz, parceiro desse lançamento, afirma que programar ensina a entender lógica, a resolver problemas e entender o raciocínio matemático.
“É um conhecimento que vai servir para a vida toda e gerar muitas oportunidades”, adiantou Vaz.
Marco para a cidade
Já para a secretaria de educação, esse espaço é um marco e auxilia na conscientização da população, para que entendam – desde jovens – que a tecnologia não é só ter o hardware, a peça do computador, mas também fazer com que os alunos entendam como ela funciona e até onde podem chegar tendo acesso ao conhecimento nessa área.
Essa necessidade se evidencia ainda mais através de dados:, há uma estimativa que existam, atualmente, 50 mil vagas de trabalho como programador abertas no Brasil, demonstrando a importância deste setor e a evolução do mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação. A carência de mão de obra especializada em programação não é só um problema do país, ela é internacional. No mundo, passam de 500 mil oportunidades de trabalho, por exemplo.
Quer saber mais sobre a iniciativa? Acesse o site da Prefeitura de Jaraguá e fique por dentro.
Leia também
Como escolher a torneira ideal para o seu banheiro: dicas para garantir praticidade, estilo e economia
Como diversificar e aumentar o valor nutricional do arroz nas refeições?
Com mais de 60 itens de lazer, empreendimento catarinense alto padrão dá destaque à infraestrutura bioeficiente

Adicionar aos favoritos o Link permanente.