Operação Mensageiro: região mais afetada, Norte de SC vive ‘dança das cadeiras’ nas prefeituras

O Norte foi a região de Santa Catarina onde mais prefeitos foram alvos da 4ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta quinta-feira (27). Ao todo, sete prefeitos foram presos, fazendo com o que novos prefeitos assumam a liderança dos municípios.

Guaramirim foi uma das cidades onde o prefeito foi alvo da 4ª fase da Operação Mensageiro – Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação/ND

Até o momento, as cidades de Major Vieira, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Guaramirim e Schroeder já tem um novo prefeito. Corupá e Massaranduba ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Em Bela Vista do Toldo, a presidente da Câmara de Vereadores Maíra Mizwa assumiu a liderança do município, já que o prefeito Alfredo Cezar Dreher, preso na operação, era vice-prefeito de Adelmo Alberti, que foi preso desde junho de 2021, quando foi alvo da Operação Et Pater Filium.

Em Schroeder, Lauro Tomczak (PP) assumiu o cargo de prefeito na manhã desta sexta-feira (28). Lauro era vice-prefeito na chapa de Felipe Voigt (MDB) e afirmou que não é a minha pessoa que está aqui para julgar ninguém”.

Já em Major Vieira, no Planalto Norte, Edson Schroeder (PT) foi empossado. Com o avanço na Operação mensageiro, o líder da chapa, Adilson Lisczkovski (Patriota),assinou um pedido de licença de 60 dias, que será analisado na Câmara Municipal.

No caso de Guaramirim, o vice-prefeito Osvaldo Devigili (União) já estava na liderança da gestão municipal, já que o prefeito Luiz Antonio Chiodini (PP) estava em viagem fora do país.

Em Três Barras, Ana Claudia da Silveira Quege (PP) é a nova prefeita interina. Ana é vice de Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD).

Entenda a Operação

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) investiga a empresa de saneamento Serrana, agora chamada Versa Engenharia Ambiental, que atende várias cidades do Estado, onde há suspeitas de corrupção no serviço de coleta de lixo.

Segundo o MPSC, um funcionário da empresa, chamado de “Mensageiro” na investigação, era responsável pela entrega das propinas aos prefeitos. Por ter feito acordo de delação premiada, o nome do funcionário não pode ser divulgado pelo Grupo ND por proibição judicial.

Esta é a 4ª fase da Operação Mensageiro, que apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

Durante a 4ª fase da Operação, foram cumpridos 18 mandados de prisão e 65 mandados de busca e apreensão nas regiões Sul, Planalto Norte, Alto Vale e Vale do Itapocu.

Ao todo, oito prefeitos foram presos. Veja os nomes abaixo:

  • Prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi (MDB);
  • Prefeito de Três Barras, Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD);
  • Prefeito de Ibirama, Adriano Poffo (MDB);
  • Prefeito de Imaruí, Patrick Corrêa (Republicanos);
  • Prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini (MDB);
  • Prefeito de Major Vieira, Adilson Lisczkovski (Patriota);
  • Prefeito de Bela Vista do Toldo, Alfredo Cezar Dreher (Podemos);
  • Prefeito de Schroeder, Felipe Voigt (MDB).

Um mandado de prisão preventiva foi expedido contra Luiz Antonio Chiodini (PP), prefeito de Guaramirim, mas ele não está no Brasil. O prefeito comunicou que irá voltar ao país e deve se entregar à Justiça.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.