Moradores da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, celebram retorno da obra para nova ponte

Maria Thereza Cristina Sá, 52, é do Rio de Janeiro e mora há duas décadas no Itacorubi, em Florianópolis.

Obra da nova ponte da Lagoa – Foto: Leo Munhoz/ND

A mãe dela, Thereza Cristina Sá, 78, mora no centrinho da Lagoa da Conceição, e toda vez que Maria quer visitar a mãe, precisa se preparar psicologicamente. O motivo: sabe que vai enfrentar um trânsito pesado na Lagoa.

Na sexta-feira, mãe e filha estavam tomando açaí em frente à obra da nova ponte da Lagoa e celebraram a retomada dos trabalhos, após a decisão do desembargador Victor Luiz dos Santos, do TRF4 (Tribunal Federal da 4ª Região).

Iniciada no dia 10 deste mês, a obra foi suspensa apenas três dias depois, a pedido do MPF (Ministério Público Federal).

Na última quinta-feira, após recurso da Procuradoria do Município de Florianópolis, a obra foi novamente liberada.

A nova ponte da Lagoa é uma demanda de décadas da comunidade e vai substituir a estrutura atual, que foi construída no final da década de 1960, e será demolida.

O investimento é de R$ 53 milhões e também prevê uma infraestrutura de lazer com áreas de playground, academia de ginástica e praça.

O comerciante Luiz Carlos de Albuquerque também celebrou a retomada da obra.

Luiz Carlos viu o retorno da obra quando chegou para trabalhar – Foto: Leo Munhoz/ND

“Fiquei feliz. Embora a prefeitura tenha recebido esse retorno de que está tudo certo, vamos ver até quando conseguem dar andamento à obra, para que fique pronta o mais rápido possível”.

Presidente da Amolagoa (Associação de Moradores da Lagoa da Conceição), Kleber Domingos de Pinho, é mais um que celebrou a retomada dos trabalhos.

“A comunidade está muito feliz. Esperamos pela obra há 40 anos”, disse Kleber de Pinho – Foto: Leo Munhoz/ND

“Agora esperamos que a prefeitura possa tocar do início ao fim, para que o prazo de dois anos seja cumprido e a comunidade aproveite a nova estrutura e toda revitalização que vai ocorrer aqui na região”, completou Pinho.

Secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne disse que, após a liberação da obra, é hora de recuperar o tempo perdido.

Maquinário e mão de obra estão novamente na ativa para a nova ponte da Lagoa – Foto: Leo Munhoz/ND

“Nas primeiras horas de sexta, nos reunimos com a empresa para refazer o cronograma e o objetivo é recuperar esses 15 dias que a obra ficou parada e entregar, no início de 2025, a obra 100% pronta”, declarou Hahne.

“Nossa expectativa é que, em 60 dias, a gente inicie as fundações para o suporte da estrutura da ponte”, completou o secretário.

Procurador do Município de Florianópolis, Ubiraci Farias explicou que obras de diferentes portes exigem licenciamentos de diferentes órgãos.

Depois do feriado, o pedido da prefeitura é para “recuperar o tempo pedido” – Foto: Leo Munhoz/ND

Segundo ele, o IMA-SC (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) entendeu que a nova ponte da Lagoa exige um estudo mais simplificado.

“O desembargador entendeu que juntamos toda a documentação e que não há porque manter a restrição. Juntamos as certidões da SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e da Capitania dos Portos. Tudo foi cumprido”, salientou Farias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.