Livro que retrata cultura açoriana em fotos será lançado em Florianópolis

O legado dos imigrantes açorianos em Florianópolis é o assunto do livro “Retratos Culturais Açorianos: 275 anos”, do fotógrafo Guto Ambar. A obra tem 160 páginas entre texto e imagens, abordando a cultura e as tradições açorianas por meio da religião, culinária, dança, pesca e outros legados.

“Busquei tratar esses aspectos no livro, para que as pessoas tenham conhecimento da dificuldade que os imigrantes tiveram com sua chegada, além da importância do que trouxeram para Florianópolis, e que se reflete até hoje”, conta Ambar.

Cultura açoriana é tema de livro – Foto: Divulgação/ND

A obra tem apoio do Grupo ND, que ajudou na pesquisa e construção textual. O prefácio foi escrito pelo presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, e tem textos do jornalista Paulo Clóvis Schmitz. “O livro contou com uma participação muito efetiva do Grupo ND. Toda a parte histórica e o conteúdo escrito foi por comunicadores. Fica meu agradecimento”, diz o autor.

Ambar menciona a forte relação com Florianópolis. Apesar de ser paulista, passou parte da infância e adolescência na Ilha, onde o pai mora há muitos anos. “Quando me tornei fotógrafo, comecei a registrar a cidade, que é realmente mágica pelas suas belezas. Eu sempre me interessei muito pela cultura e rotinas do povo de Florianópolis, então fui fotografando isso durante anos”, relembra.

A oportunidade de materializar os registros surgiu este ano, com a comemoração dos 275 anos da vinda dos açorianos para o Brasil, especialmente Florianópolis. “Nesses dois últimos anos, direcionei meu trabalho fotográfico para este fim”.

Livro “Retratos Culturais Açorianos: 275 anos”, do fotógrafo Guto Ambar – Foto: Divulgação/ND

Ambar revela uma novidade. O livro vem acompanhado de vídeos complementares e entrevistas com pescadores, benzedeiras e moradores antigas . Para acessar o conteúdo, basta o leitor ler um Qr Code que será disponibilizado na obra.

O lançamento será no restaurante L’île Brasserie, na avenida Beira-Mar Norte, na terça-feira (2), às 19h30. Serão 1.500 exemplares, distribuídos gratuitamente para bibliotecas, centros culturais e um site que vai disponibilizar o conteúdo online gratuitamente.

Ambar menciona a forte relação com Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.