Corpo de Bombeiros Militar inicia planejamento da Operação Veraneio 2023/2024

O comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) se reuniu com os comandantes dos batalhões do Litoral catarinense para apresentação do relatório final da Operação Veraneio 2022/2023 e início dos planejamentos para próxima operação com avaliações e novas proposições.

A operação veraneio é a maior operação do CBMSC e envolve ações de planejamento, organização e controle que resultam na execução da prevenção e salvamento aquático no território catarinense. “Trabalhamos em todas as frentes para sermos cada vez mais técnicos nas tomadas de decisão e tornarmos essa operação cada vez mais segura para os catarinenses e turistas que visitam nosso estado”, afirmou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.

A última Operação Veraneio ocorreu em três etapas: a pré-temporada que iniciou dia 15 de outubro de 2022 e foi até 16 de dezembro de 2022, a temporada entre os dias 17 de dezembro de 2022 e 26 de fevereiro de 2023 e a pós-temporada de 27 de fevereiro a 9 de abril, deste ano, calendário previamente determinado.

A pré-temporada é o período em que os postos de guarda-vidas começam a ser ativados gradativamente, na temporada todos estão ativados todos os dias e na pós-temporada aos poucos começam a ser desativados, de acordo com a necessidade estudada previamente. Em algumas praias, por conta do fluxo de pessoas e turistas, há o serviço durante todo o ano.

A atuação da Operação Veraneio 22/23 garantiu a presença direta de mais de 2.200 guarda-vidas, entre civis e militares, em 33 municípios, 158 balneários/estâncias, somando 411 postos. Durante todo período da operação foram realizadas 17 milhões de ações de prevenção e 4.638 salvamentos.

Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação/CBMSC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.