Diagnóstico e recuperação da rede elétrica das escolas marcam os 100 dias de Governo na educação

Foto: Ricardo Trida / Secom

Os primeiros 100 dias de governo de Santa Catarina, na Secretaria de Educação, foram marcados pela realização do diagnóstico nas redes elétricas em todas as escolas, visando entregar para os mais de 520 mil estudantes, uma educação de qualidade. As ações que marcam os primeiros dias do novo governo, foram apresentadas pelo próprio governador Jorginho Mello nesta tarde, 10 de abril, no Teatro Pedro Ivo.

Diagnóstico da infraestrutura

De janeiro a março, um levantamento realizado com 1053 escolas mostrou que somente 17% das unidades têm uma rede elétrica adequada para receber equipamentos como lousas digitais e ares-condicionados, que já foram adquiridos. Além disso, 32 escolas estão com menos de 20% de evolução nas obras e 91 com menos de 25%. Somente 18 com mais de 90% e 29 que estão com projetos quase concluídos e logo poderão ser licitadas. Por isso, o andamento das obras também é uma das prioridades da gestão.

Para a recuperação da rede elétrica, a SED trabalha em parceria com a Celesc e o Sistema Acafe. A medida inédita busca agilizar as melhorias da infraestrutura e ampliar a capacidade de fornecimento de energia, de quase todas as unidades de educação estaduais.

Presença da Família nas escolas

Entre as ações em andamento, está a presença da família nas escolas. Já no próximo sábado, 15 de abril, as famílias estarão presentes nas unidades escolares debatendo o tema a saúde mental nas escolas, marcando o Dia da Família. O evento segue a lei estadual nº 16.877 que prevê a aproximação e conscientização dos familiares no envolvimento da Educação dos estudantes.

Além disso, também foi dada a permissão para comercialização e distribuição de alimentos nas escolas, em períodos em que as unidades não realizem suas atividades normais. O objetivo é criar momentos de confraternização entre estudantes e familiares.

Educação Empreendedora

Nas próximas semanas, será lançado o Programa Educação Empreendedora, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para validação da carga horária dos estudantes que frequentam a Aprendizagem Industrial no contraturno do Ensino Médio e para ofertar cursos técnicos ou cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, no formato presencial, como parte do eixo profissionalizante do Novo Ensino Médio.

Serão beneficiados, imediatamente, aproximadamente 10 mil estudantes. A expectativa é que esse número chegue a 20 mil no segundo semestre e cerca de 40 mil no próximo ano.

Faculdade Gratuita

A SED está trabalhando em conjunto com a Secretaria da Fazenda, Casa Civil, Administração, Procuradoria Geral do Estado e Controladoria Geral do Estado para criar o projeto Faculdade Gratuita visando o desenvolvimento de Santa Catarina. A iniciativa está prevista para iniciar no segundo semestre deste ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.