Secretaria de Assistência Social organiza Comissão de Combate à Dengue

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) também está mobilizada para o combate ao Aedes aegypti . O primeiro passo foi nomear uma Comissão para realizar ações de conscientização e eliminar possíveis focos do mosquito. O grupo é composto por representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e do setor de Saúde Ocupacional da Gerência de Gestão de Pessoas e Capacitação.

Entre as medidas adotadas está o envio de comunicação interna com informações sobre o combate à dengue. “Vamos repassar as orientações para que os funcionários possam colocar em prática no seu ambiente de trabalho e também na sua casa e vizinhança”, lembra Juliana Martins, do setor de Saúde Ocupacional da SAS.

Na Secretaria, a Gerência de Apoio Operacional (Geapo) também já colocou em prática as recomendações para eliminar focos com água parada dentro da sede e fez uma varredura em todo o imóvel e nas imediações.

Já a Assessoria de Comunicação trabalha na produção de materiais informativos com orientações e atualizações a respeito do cenário epidêmico. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Santa Catarina já registra mais de 21.660 focos do mosquito Aedes aegypti em 209 municípios.

Servidores também foram designados para representar a SAS na Sala Estadual de Coordenação e Controle de Aedes aegypti.

A Comissão reforça ainda que as ações propostas são  coletivas, mas cada servidor também precisa fazer a sua parte. A prevenção pode ser feita com gestos simples como lavar potes de comida dos animais no mínimo uma vez por semana, evitar usar pratos nos vasos de plantas ou colocar areia até a borda, manter lixeiras tampadas, evitar acúmulo de entulhos -pois podem se tornar criadouros do mosquito, manter ralos fechados e limpar calhas, evitando que galhos ou outros objetos impeçam o escoamento adequado da água, entre outras.

 Sintomas da dengue:

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Semelhantes a outros casos virais, os sintomas da doença incluem febre alta de início súbito, dores osteomusculares, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, manchas vermelhas no corpo e erupção cutânea. Nos casos mais graves, a doença pode causar hemorragia e levar à morte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.