Falta de água em Itajaí e Navegantes: nova avaliação atualiza cenário para semana

A falta de água que afetou os habitantes de Itajaí e Navegantes nos últimos dias pode seguir no começo da semana. A volta à normalidade dependerá da turbidez do Rio Itajaí-Mirim nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) de São Roque e Arapongas, que será avaliada na segunda-feira (20).

Imagem de estação de tratamento de água do Semasa durante período de falta de água

Falta de água em Itajaí e Navegantes foi causada por alta turbidez do Rio Itajaí-Mirim após chuvas. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

Por conta das fortes chuvas que atingiram os municípios, o tratamento da água foi dificultado, pois ela se misturou a lama e outros resíduos das precipitações. Constantes interrupções no sistema, para limpeza de filtros, somadas à elevada demanda, causaram o desabastecimento.

O Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) de Itajaí fará uma nova avaliação da situação do Itajaí-Mirim às 9h de segunda. Caso a turbidez esteja menor, o problema da falta de água deve começar a ser resolvido.

Isso porque durante o período da noite, a pressão na rede aumenta e o consumo é menor, o que já favorece os reservatórios. E se o rio estiver mais favorável ao tratamento no dia seguinte, mais água potável pode ser produzida para a manhã e tarde.

Vídeo mostra situação da água em estação de tratamento do Semasa. – Vídeo: Divulgação/Semasa Itajaí

Falta de água afetou toda a zona urbana dos municípios

Toda a zona urbana de Itajaí e Navegantes foi afetada pela baixa pressão na rede de abastecimento no fim de semana, com as áreas altas sendo as mais prejudicadas. De acordo com a prefeitura, o consumo também foi muito alto, o que potencializou a falta de água.

A turbidez no ponto de captação de água bruta no canal retificado do Itajaí-Mirim apresentou lenta redução no domingo, mas ainda ficou a oito vezes do limite padrão para o funcionamento eficiente do sistema, de 100 ntu (unidades de turbidez).

Imagem de estação de tratamento de água do Semasa durante período de falta de água

Sistema de tratamento de água foi prejudicado por turbidez do Itajaí-Mirim. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

“O atual quadro significa que economizar, apenas para o essencial, é a maneira mais assertiva de colaborar com a normalização mais ágil possível”, pontuou o Diretor de Saneamento do Semasa, Ervino Ribeiro Macedo, em comunicado da prefeitura de Itajaí.

Tanto o Itajaí-Mirim quanto o Itajaí-Açu ficaram mais ‘calmos’ e reduziram seus níveis na cidade ao longo de domingo. No entanto, a Defesa Civil manteve situações de alerta e emergência em seu monitoramento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.