Programa “De Repente o Câncer” agiliza diagnósticos e tratamentos


Foco em 2023 será no rastreamento e diagnóstico do câncer de mama, com ações ágeis e humanizadas no cuidado com as pacientes No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Santa Catarina mais uma vez sai na frente com um novo jeito de cuidar. O programa “De Repente o Câncer”, criado pela Federação Unimed SC, vem sendo apresentado em todo o país como experiência diferenciada que ajuda a salvar vidas ao conscientizar, agilizar o diagnóstico e o tratamento, além de acompanhar o pós-procedimento. Com dois anos de atividades, a iniciativa já tem a aprovação de 100% das pessoas atendidas pela equipe multidisciplinar e neste ano de 2023 amplia suas metas para estender seus benefícios a mulheres com ou sem plano de saúde. O foco é a prevenção do câncer de mama e pretende promover o rastreamento de 70% das catarinenses com idade entre 50 e 69 anos, contando com o apoio das prefeituras municipais e parceiros.
O índice proposto quer levar o estado ao topo do pódio no combate à doença no Brasil, consolidando um modelo humanizado que coloca o paciente no centro de todo o serviço.
O programa envolve uma verdadeira reconstrução da trajetória do cuidado, iniciando com o incentivo ao estilo de vida saudável. O rastreamento (quando possível, com detecção precoce da doença) também é fundamental, levando informações de qualidade e os exames até o paciente, de forma proativa. Na fase do tratamento, a agilidade fica por conta das autorizações de procedimentos e internações hospitalares, com a redução de barreiras de acesso, a supervisão de adesão à terapêutica indicada pelo médico e o rastreamento nos momentos críticos do cuidado. Há ainda a facilitação nos processos de assistência farmacêutica, com a entrega do medicamento na porta de casa.
A equipe do programa é composta por médico, psicóloga, farmacêutica, nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente administrativo, todos atentos às necessidades e trabalhando em conjunto. Além disso, foi criada a função de Gestora do Cuidado, que monitora possíveis pontos de dificuldade e encaminha as soluções. Ainda há um trabalho de telemonitoramento, para busca ativa de beneficiários elegíveis e de exames realizados ou faltantes, assim como mudanças significativas nos processos, com a priorização de autorizações e a análise de exceção para procedimentos sem coberturas (com indicação médica e evidência de resultado clínico). Para completar, uma equipe de técnico de enfermagem e enfermeiro realiza contatos telefônicos periódicos, conforme necessidades individuais de cada paciente.
Histórico e primeiros resultados
O programa “De Repente o Câncer” iniciou em junho de 2021, com os beneficiários dos planos de saúde federativos do Sistema Unimed em Santa Catarina.
Em 2022 iniciou o acompanhamento dos beneficiários da Unimed Canoinhas e da Unimed RioMafra, com a prospecção de novas cooperativas médicas aderirem massivamente ao programa.
Já foram realizados 505 contatos e 403 clientes aceitaram participar do programa.
Os beneficiários elegíveis são captados por meio das solicitações de terapias oncológicas e o índice de adesão ao programa é de 83% entre os beneficiários que são contatados para o acompanhamento.
No momento (abril de 2023) a Unimed está com 253 beneficiários ativos no programa, mais de 939 acompanhamentos realizados pela equipe de enfermagem e 136 beneficiários que estão em tratamento oncológico que recebem o medicamento em casa.
Impacto no tempo para início do tratamento
2.458 guias avaliadas em 2022.
3 dias úteis para autorização.
25% de redução do tempo de autorização.
Compra e entrega de 1.112 medicamentos em 2022
Passo a passo na jornada oncológica
Rastreamento Oportuno: Leva o exame ao paciente
Diagnóstico Precoce: Detecta a doença em estágios iniciais
Autorização Facilitada: Reduz as barreiras de acesso ao tratamento
Equipe Multidisciplinar: Permite o atendimento na palma da mão
Supervisão: Acompanha a adesão ao tratamento
Identificação: Monitora precocemente os momentos críticos do cuidado
Empoderamento: Dá acesso à informação de qualidade
Assistência Farmacêutica: Disponibiliza o medicamento na porta de casa
Satisfação: Conquista a percepção do cuidado e a importância do tratamento
Experiência pessoal ajuda a salvar vidas
Dr. Alberto Gugelmin Neto
Unimed SC
O programa De Repente o Câncer foi idealizado pelo médico Alberto Gugelmin Neto, natural de Mafra, urologista e presidente do Grupo Unimed SC, que criou o projeto por meio de sua própria vivência no enfrentamento de um severo câncer de pâncreas. Nos últimos dois anos, suas palestras e lives contando a sua trajetória emocionam os mais diversos públicos, enquanto seus vídeos abordando a sua jornada transformadora viralizam na internet, com milhares de acessos diários, inspirando pessoas de todo o Brasil e de outros lugares do mundo.
“A descoberta do diagnóstico do câncer é um momento difícil, tanto para o paciente quanto para a família. A fragilidade emocional se instala, misturando medo e insegurança. As mudanças chegam sem avisar e ficam evidentes as incertezas de como será o amanhã. Diante dessa realidade, a assistência médico-hospitalar do paciente oncológico precisa ser ainda mais humanizada e ágil. Foi assim que nasceu o programa De Repente o Câncer, que vem dando passos eficientes na atenção à saúde de maneira diferenciada. Queremos levar esse modelo a um maior número de brasileiros”. As palavras do dirigente da cooperativa médica traduzem o empenho no acompanhamento dos pacientes.
A pessoa no centro de tudo
O presidente da Unimed SC é também o criador do programa “Encantar o Cliente”, que nasceu em 2018 com o objetivo de fazer a diferença junto ao beneficiários dos planos de saúde da cooperativa, maior razão da Unimed, por meio de ações para facilitar o atendimento, com serviços de qualidade, excelência e agilidade. Com essa destacada iniciativa foram implantadas melhorias essenciais como: autorização facilitada, reembolso facilitado, atendimento online pelo “Alô Doutor”, ações de reconhecimento aos clientes com mais tempo de parceria com a Unimed, o projeto “Viver Bem Gestante” e até mesmo uma nova forma de humanizar as respostas negativas aos pedidos dos clientes, de acordo com a cobertura dos planos, entre outras ações em desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, o dirigente é um dos mais fortes defensores do “Jeito de Cuidar Unimed”, modelo de gestão que impulsiona o processo de evolução cultural do Sistema Unimed em que o cliente é posicionado no centro das atividades. Criada pela Unimed do Brasil em 2016, a partir deste ano de 2023 a ação foi ampliada e revitalizada, para acompanhar a evolução e as mudanças dos últimos anos. O compromisso do trabalho é de promover uma experiência positiva ao cliente, de modo sistêmico, com agilidade, inovação e resolutividade. Os pilares do modelo são pessoas, processos e ambientes, que são avaliados constantemente, com mensuração de resultados que inclui 27 indicadores de satisfação.
Para o Dr. Alberto Gugelmin Neto, essas duas ações integram diretamente o programa De Repente o Câncer e levam a essência da humanização do atendimento, com respostas cada vez eficientes. “Nós temos a maior rede de serviços médico-hospitalares e o plano de saúde com a maior qualidade de atendimento, que hoje se constitui no sonho de muitos brasileiros e catarinenses. Mas nós queremos ser ainda mais na vida das pessoas que nos confiam a sua saúde e de suas famílias. Para isso, escolhemos o caminho do acolhimento, de se colocar no lugar de quem está buscando o diagnóstico e o tratamento. Temos consciência de que a meta é um grande desafio, em meio a um milhão de beneficiários dos nossos planos de saúde, mas também é imensa a nossa determinação em fazer a diferença e estender ainda a mais pessoas o nosso jeito de cuidar”.
Foco na prevenção do câncer de mama
A decisão da Unimed SC em focar no rastreamento e diagnóstico do câncer de mama, neste ano de 2023, veio dos resultados apontados pelos primeiros anos de atividades do Programa De Repente o Câncer. Os dados não deixam dúvidas da importância desse trabalho. O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados a cada ano, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. No Brasil, são estimados cerca de 70 mil casos novos de câncer de mama a cada ano, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Dr. Alberto Gugelmin Neto
CRM-SC 5367

Adicionar aos favoritos o Link permanente.