Turismo em SC tem desafios para a próxima temporada de verão no litoral, indica pesquisa

“A temporada de verão no litoral catarinense foi muito melhor que a do ano passado”, revelou o presidente da Fecomércio SC, Helio Dagnoni, em apresentação de pesquisa da Fecomércio SC Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2023. Os dados foram mostrados na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC na manhã de sexta-feira (28).

Os locais alvos da pesquisa são Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna e Imbituba – Foto: Divulgação/Fecomércio SC/ND

Infraestrutura, balneabilidade das praias e mobilidade estão entre os principais desafios para as próximas temporadas no litoral catarinense. Dentre os diversos pontos abordados, a pesquisa apontou que a sustentabilidade do setor depende da combinação entre preservação ambiental e das belezas naturais e desenvolvimento urbano e dos equipamentos turísticos.

“Para impulsionar o setor, precisamos investir nos pontos fortes e redobrar a atenção com os gargalos, como a questão da balneabilidade e da malha viária. O Estado tem o privilégio de ter um turismo regional forte, que fomenta o setor independente da estação, e ainda é a menina dos olhos dos estrangeiros, principalmente dos países vizinhos. Justamente por conta desse perfil, quase oito em cada dez vem para o Estado de carro no verão, então as condições das estradas é um tema central para a consolidação de Santa Catarina como um dos principais destinos do país”, explana Dagnoni.

A falta e a pouca infraestrutura em alguns lugares do Estado impacta diretamente o turismo regional. Para resolver este problema, o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, afirmou que a nova gestão está focada no desenvolvimento dos diversos destinos catarinenses, além dos “tão procurados litorais”.

“Estamos fazendo um diagnóstico com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) para entender as dores, elencar as prioridades e valorizar a vocação de cada região. No segundo semestre vamos focar na promoção dos nossos destinos para o próprio catarinense, fomentando o turismo interno, além da realização de um novo planejamento promocional do Estado para abertura de novos mercados, com a importante parceria do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac e demais atores da cadeia produtiva do turismo”, pontua Neiva.

“Turismo também é renda”, afirma presidente da entidade

Conforme aponta a pesquisa, para os empresários de diversos setores, exceto hotelaria, o faturamento foi 12% maior que nos meses anteriores à temporada e 21% maior que na temporada passada.

Já para o setor de hotelaria, a avaliação do faturamento foi ainda melhor: 49% maior em relação aos meses anteriores à temporada e 28% maior que na temporada passada.

A partir desta conclusão, o presidente do órgão afirma que o turismo precisa ser pensado de forma diferente. “Muitas pessoas acham que o turismo é só lazer, e não é. O turismo gera renda e gera emprego”, expõe Dagnoni. “Precisamos saber ainda mais como vender o turismo”.

Perfil do turista mudou, aponta pesquisa

Segundo a pesquisa, as tendências de mudança no perfil dos turistas estão se confirmando. Os dados mostram que os turistas de 18 a 25 anos estão diminuindo, mas a faixa etária de 51 a 60 anos está crescendo. “Podemos concluir que pessoas com faixa de renda alta e maior faixa etária estão realizando gastos mais consideráveis, o que pode representar turistas mais exigentes”, afirma a analista de pesquisa, Daniele Cruz.

Já os gastos dos turistas foram 9% mais altos em relação à média histórica. Sendo que os gastos com hospedagem foram os mais expressivos: 29% mais altos. O tempo de permanência do local também mudou. Houve uma redução no tempo médio de permanência para a faixa de 10 dias.

Origem dos turistas também é destaque

Florianópolis e Balneário Camboriú foram os principais destinos do litoral de Santa Catarina escolhidos pelos turistas estrangeiros. A pesquisa mostra aumento na presença de argentinos em relação à temporada de 2022. No entanto, a participação deles ainda não retornou ao patamar pré-pandemia (2018 e 2019).

A pesquisa também evidencia um aumento na participação de turistas uruguaios, tanto em relação à média histórica, quanto em relação ao ano anterior.

No entanto, os brasileiros lideram o público-alvo no litoral catarinense. São 83% brasileiros, e majoritariamente dos estados da região sul. Esta temporada ainda registrou um aumento, em relação à média histórica, na participação de turistas moradores do próprio estado de Santa Catarina nos litorais de Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna e Imbituba.

A pesquisa, realizada com turistas entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023 focou em dois principais pontos: o perfil do turista, através de pesquisas realizadas com os visitantes, e a percepção do resultado da temporada, pelo ponto de vista dos empresários do setor turístico.

Os locais alvos da pesquisa são Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna e Imbituba.

Segundo o vice-presidente da Fecomércio SC, Fabio de Sousa, “a pesquisa é uma ferramenta importante para tomada de decisão não só do empresário, mas também para o gestor público”. Ele explica que é através dela que o órgão consegue “monitorar a mudança no perfil e comportamento de consumo do turista, permitindo uma leitura mais assertiva do mercado”, conta Sousa.

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