Jornalismo da UFSC homenageia 1º de Maio com produção multimídia inédita

Um dos grupos propôs uma experiência analógica e apresentou a máquina de escrever aos estudantes. Foto: divulgação

Com o objetivo de homenagear o 1º de Maio, o Curso e o Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) escolheram o tema “Trabalho e Trabalhadores” como mote principal para a produção de uma inovadora experiência pedagógica: a 1a Semana de Produção Jornalística (SPJ), realizada de 10 a 14 de abril, que reuniu professores e alunos de várias fases para uma prática transdisciplinar inédita. O resultado dessa produção está agora disponível para acesso em abre.ai/spjor-ufsc.

Entrevistas, notícias e matérias em diferentes plataformas e linguagens enfocam vários aspectos que atingem o trabalho e o trabalhador: mudanças na legislação e seus impactos, diferentes níveis de exploração, precarização, preconceitos, novas tecnologias, informalidade, empregos que deixaram de existir, inclusão, diversidade e a criatividade de muita gente para conseguir sobreviver nas ruas. A profissão de jornalista também é enfocada nas matérias que falam da retomada da luta em defesa do diploma para o exercício profissional, tema da Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, em tramitação na Câmara Federal. Em entrevistas que trazem experientes jornalistas para falar da transição da prática analógica para o mundo digital o tema é abordado com muitos exemplos. O ChatGPT e o impacto da Inteligência Artificial no Jornalismo também foram assunto dos trabalhos.

A 1ª SPJ teve 147 alunos inscritos, divididos em cinco grupos: Grupo 1 – Trabalho, trabalhadores e tecnologia; Grupo 2 – Trabalho e exploração; Grupo 3 – Diversidade, inclusão, legislação e justiça no trabalho; Grupo 4 – Trabalhadores das ruas e criatividade; Grupo 5 – Comunicação institucional e making of da 1ª SPJ. Sob a coordenação e orientação de todos os professores do curso, os alunos de cada grupo entregaram as produções em uma semana.

O evento foi idealizado para atender à demanda dos próprios estudantes, manifestada no período do ensino remoto emergencial, em 2020, quando perceberam que, em futuro próximo, haveria a necessidade de retomar conhecimentos práticos. Com esse compromisso em mente, os professores do Jornalismo UFSC optaram por criar um modelo diferente das tradicionais oficinas e palestras. Assim, chegou-se ao formato criado exclusivamente para a 1a SPJ: mobilizar estudantes de diferentes fases em práticas jornalísticas e trabalho em conjunto e interdisciplinar, com compartilhamento de aprendizados e ações integradas. O objetivo foi potencializar experiências em produção de pautas e matérias em texto, áudio, vídeo, fotografia, infografia e multimídia com apurações in loco – sem o distanciamento que se impôs por conta da pandemia de covid-19.

Na abertura do evento, no dia 10, a 1a SPJ contou com a presença da repórter investigativa Juliana Dal Piva, egressa do Jornalismo UFSC, para falar sobre jornalismo, trajetória profissional e o campo de trabalho. A participação na 1ª SPJ deu aos estudantes o direito de certificação para validar atividades complementares. O curso analisa agora a possibilidade de repetir o evento nos próximos anos.









Adicionar aos favoritos o Link permanente.