Antigo galpão da loja HM é demolido para obra da Rua do Porto em Itajaí

O antigo galpão das lojas HM (Hermes Macedo) em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, foi demolido no sábado (29). A demolição é uma das etapas da construção da Rua do Porto. O galpão fica entre a avenida Irineu Bornhausen e as ruas Blumenau e Izabel Ramos Fabeni, no Centro.

Antigo galpão da loja HM é demolido para obra da Rua do Porto em Itajaí – Foto: Juliana Senne/NDTV

O imóvel demolido tinha mais de 8 mil metros quadrados. Agora, o espaço vai dar lugar à estrutura da Rua do Porto, um projeto cujos investimentos ultrapassam os R$ 27 milhões, e contam com recursos de financiamento internacional do banco Fonplata.

As lojas HM encerraram as atividades em 1997, após 65 anos de atividade. O grupo tinha sede em Curitiba, Paraná.

O projeto da Rua do Porto

A Rua do Porto deve ligar as avenidas Marcos Konder, no Centro de Itajaí, e Irineu Bornhausen (a famosa Caninana), no São João. A obra deve melhorar a mobilidade urbana, proporcionar segurança e resolver um dos principais gargalos do trânsito.

O projeto prevê trecho exclusivo para o acesso de cargas e veículos pesados ao Porto de Itajaí e cria o espaço necessário para triplicar a área primária em mais de 300 mil metros quadrados.

Serão mais de 50 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, com seis pistas e faixa exclusiva para ônibus. A nova via cruzará as ruas Tijucas, Capitão Adolfo Germano de Andrade, Felipe Reiser e Pedro Antonio Fayal.

O projeto também implantará 14 mil metros quadrados de passeios e ciclovias, sistema de drenagem pluvial, arborização e iluminação pública.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.