Setor de turismo de SC tem o 2º maior crescimento do país nos primeiros meses de 2023

O setor de turismo em Santa Catarina tem muito a comemorar com o resultado alcançado nos dois primeiros meses de 2023. Segundo a pesquisa mensal de serviços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira (27), o setor avançou mais de 23,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O setor de turismo em Santa Catarina avançou mais de 23,9% na comparação com o mesmo período do ano passado

O setor avançou mais de 23,9% na comparação com o período homólogo. – Foto: Leo Munhoz/ND

Outro dado relevante que a pesquisa apontou mostra que o setor cresceu em média 14,8% no Brasil, mantendo Santa Catarina despontada em 9,1% na comparação nacional.

Com base nos dados da Jucesc (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina), nos meses de janeiro a março, o setor de alojamento e alimentação contou com 2.820 empresas abertas, representando um acréscimo de 97 empresas constituídas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Turismo nacional também mostrou crescimento

Em termos regionais, todas as doze unidades da federação pesquisadas pelo IBGE, onde o indicador é investigado, mostraram avanço nos serviços voltados ao setor.

Nos últimos 12 meses, o volume de atividades turísticas em Santa Catarina mostrou expansão de 30,3%. Ao nível nacional, foi observado um avanço de 26,9%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

No primeiro bimestre de 2023, Santa Catarina mostrou expansão de 20,1%. No Brasil, foi observado um avanço de 13,8%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Conforme o IBGE, o setor segue em crescimento e já se encontra 1,9% acima do patamar pré-pandemia, na comparação entre fevereiro de 2023 e de 2020. A Pesquisa Mensal de Serviços é responsável por produzir indicadores que possibilitam saber como está o desenvolvimento do setor de serviços no país.

Empresas que possuem 20 ou mais pessoas participam da pesquisa da receita bruta, mostrando como desempenham as atividades de serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Turismo em SC tem desafios para a próxima temporada de verão

Segundo os dados apresentados na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, na última sexta-feira (28), em Florianópolis, o setor em Santa Catarina ainda encontra alguns desafios a serem superados.

Infraestrutura, balneabilidade das praias e mobilidade estão entre os principais desafios para as próximas temporadas. Dentre os diversos pontos abordados, a pesquisa apontou que a sustentabilidade do setor depende da combinação entre preservação ambiental e das belezas naturais e desenvolvimento urbano e dos equipamentos turísticos.

A falta ou a pouca infraestrutura em alguns lugares do Estado impacta diretamente na área regional. Para resolver este problema, o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, afirmou que a nova gestão está focada no desenvolvimento dos diversos destinos catarinenses, além dos “tão procurados litorais”.

Conforme os dados apresentados, para os empresários de diversos setores, exceto hotelaria, o faturamento foi 12% maior que nos meses anteriores à temporada, e 21% maior que na temporada passada.

Já para o setor de hotelaria, a avaliação do faturamento foi ainda melhor: 49% maior em relação aos meses anteriores à temporada e 28% maior que na temporada passada.

A pesquisa, realizada com turistas entre dezembro de 2022 e fevereiro deste ano, focou em dois principais pontos: o perfil do turista, por pesquisas realizadas com os visitantes, e a percepção do resultado da temporada, pelo ponto de vista dos empresários do setor turístico. Os locais alvos da pesquisa foram Florianópolis, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna e Imbituba.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.