‘Só empurrando goela adentro’: maior cobra do mundo tem dentes ‘invisíveis’; biólogo explica

Além de ser a maior cobra do mundo, a píton-reticulada tem outra vantagem no mundo animal: uma mordida gravíssima produzida por dentes praticamente invisíveis ao olho nu. É que eles se escondem na gengiva da serpente.

O biólogo Henrique, do canal do Youtube “O Biólogo das Cobras”, é quem explica as proezas desta espécie.

Ele mostra um vídeo no qual bombeiros da Tailândia seguram a cabeça da serpente enquanto a espécie morde um longo tubo de plástico. Eles tentam retirar a píton-reticulada puxando a espécie para trás, mas fracassam. “Os dentes são encurvados para trás”, justifica Henrique.

Depois os bombeiros retiram a serpente lateralmente. O tubo de plástico alvo da píton-reticulada acaba destroçada.

“Ela tem uma pancada de dentes que ficam meio que protegidos pela gengiva. Então você não vê e acha que não existem”, afirma o especialista. “Tem dentes na mandíbula, na maxila, chega a uma centena de dentes. Mas você não vê”. No meio do vídeo, Henrique mostra a gengiva da espécie.

Quando a serpente morde o bicho não há escapatória. A única saída da presa, explica o biólogo, e ir para a goela – e acabar engolida.

Cobra píton-reticulada é a maior do mundo e tem mordida fatal

Cobra tem dentes curvados para trás: a única saída da presa é ir pra dentro da goela – Foto: Biólogo Henrique O Biólogo das Cobras/Divulgação/ND

Cobra é a maior espécie do mundo

A píton-reticulada pode chegar a 9 metros de comprimento, por isso é considerada a maior cobra do mundo. Ela não é venenosa e mata as presas por meio do estrangulamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.