VÍDEO: Veja como foi a missa em homenagem às vítimas de ataque em creche de Blumenau

A Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau, no Vale do Itajaí, ficou lotada na noite desta segunda-feira (10) durante a missa em homenagem às vítimas do ataque à creche CEI Cantinho Bom Pastor, na manhã do dia 5 de abril. A solenidade teve início às 19h e foi conduzida pelo Bispo Dom Rafael Biernaski.

Missa lotou a Igreja Matriz de Blumenau na noite desta segunda-feira (10) – Foto: Imagens cedidas/Wellington Civiero/Mesorregional/ND

A cerimônia, também transmitida pelas redes sociais, foi marcada pelo momento em que crianças entraram na igreja segurando quatro balões brancos, em forma de coração, com os nomes das crianças mortas no ataque.

A missa, que contou com orações especiais, também foi marcada por pedidos de justiça e apelos por mudanças na forma de punir quem comete crimes cruéis como este. Na cerimônia, a diretora da creche Cantinho Bom Pastor falou sobre a dor de passar por este momento.

“Pouco nós ensinamos a uma criança. Se observarmos, muito nós aprendemos com ela. (…) Essas crianças que aqui estão, representadas por esses balões, e todas aquelas outras crianças que estão nos seus lares, de certa forma fragilizadas, também só estão nos ensinando. Ensinando a ter paciência, a ter tolerância, a saber perdoar, a saber amar, a saber levantar mesmo quando você não encontra forças. É assim que estou, de coração partido, um corpo andando sem forças, mas sabendo que tem muitos e muitos que ainda precisam da gente”, afirmou a diretora da creche.

Também durante a missa, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) falou sobre as ações que o poder público deve tomar em casos como este. Além de solidarizar-se com as famílias enlutadas, o chefe do executivo municipal levantou a discussão sobre penas mais rigorosas para quem pratica ataques contra escolas.

“Que a gente possa discutir quiçá uma mudança de legislação a nível federal, para que a gente tenha no mínimo uma prisão mais longa para pessoas que cometem delitos como esse. Acho que essa é a união de que nós enquanto cidade podemos fazer, que a gente possa discutir talvez a prisão perpétua”, defendeu o prefeito Mário Hildebrandt durante a cerimônia.

As crianças, famílias, professores e equipe envolvida na tragédia também foram lembradas e homenageadas durante a missa. Com camisas brancas, o público também realizou uma oração com pedidos de paz por Blumenau.

Relembre o caso

Na última quarta-feira (5), a Creche Cantinho Bom Pastor, no bairro da Velha, foi alvo de um ataque que matou quatro crianças e deixou outras cinco feridas.

Um homem de 25 anos pulou o muro da instituição e tirou a vida das crianças ao agredi-las com uma machadinha. Em coletiva, o governo do Estado confirmou que o homem tinha outras quatro passagens pela polícia, entre elas por tentar esfaquear o padrasto. Ele se entregou à polícia logo após cometer o crime.

ND+ não irá publicar os nomes do autor e das vítimas do ataque, assim como imagens explícitas do crime. A decisão editorial foi feita em respeito às famílias e ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), também para não compactuar com o protagonismo de criminosos.

Assista ao vídeo


Missa lotou a Igreja Matriz de Blumenau na noite desta segunda-feira (10) – Vídeo: Imagens cedidas/Wellington Civiero/Mesorregional/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.