Brusque usa drone para auxiliar no combate aos focos de dengue no município

Em Brusque, a tecnologia tem se mostrado uma ferramenta importante no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além das medidas convencionais, como a visita de agentes de combate a endemias e a pulverização, o uso de drones vem sendo utilizado para vistoriar imóveis onde o acesso é difícil ou não há moradores para permitir a fiscalização.

Brusque usa drone para auxiliar no combate aos focos de dengue – Foto: Reprodução/Prefeitura de Brusque

Segundo a diretora da Secretaria de Saúde, Carol Maçaneiro, o equipamento permite uma visão aérea que complementa as ações dos agentes de endemias e da pulverização.

“Mesmo após as visitas dos agentes de endemias e da pulverização, verificamos que os casos continuam aparecendo. Então, o drone nos ajuda a identificar criadouros que possam ainda existir, com esse olhar superior”, explica Carol.

A ação iniciou na última sexta-feira (28) e deve seguir nos próximos dias, até a conclusão das atividades, sem data estabelecida para finalização.

Casos registrados de dengue em Brusque

De acordo com dados do último boletim epidemiológico da dengue, do dia 17 de abril, Brusque acumulava 845 focos do Aedes aegypti espalhados por 25 regiões da cidade, 28 focos a mais do que os dados divulgados no boletim anterior.

Até o momento da coleta de dados, a cidade totalizava 35 casos confirmados de dengue em 2023.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.