Vikings em SC? Museólogo explica a suposta presença dos povos escandinavos na Ilha do Arvoredo

Figuras recorrentes na cultura pop atual, os vikings, povo originário da Escandinávia que colonizou diversas regiões da Europa entre os séculos 9 e 11 e influenciou a cultura e a história do continente, hoje é tema de tatuagens, jogos, séries e filmes.

No entanto, nem todos sabem que aqui no Brasil há a crença de que  inscrições vikings teriam sido deixadas em uma pedra na Ilha do Arvoredo, localizada entre Florianópolis e Bombinhas. No ano de 1834, o historiador Jean Baptiste Debret encontrou marcações que se assemelhavam com as típicas runas nórdicas.

vikings

Inscrições vikings foram encontradas pela primeira vez na Ilha do Arvoredo em 1834 – Foto: Pexels/Reprodução/ND

Para desvendar o “mistério”, o ND+ conversou com o museólogo Francisco do Vale Pereira, historiador e membro do IHCSG (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina). Segundo ele, não há como afirmar que essas inscrições rupestres foram feitas por vikings, porém, segundo o mesmo, “não podemos descartar a hipótese e a possibilidade da presença dos vikings aqui na Ilha de Santa Catarina”.

“Por tudo o que eu conheço, as inscrições rupestres são de povos que habitaram a Ilha e suas ilhas periféricas há pelo menos 4.500 anos”, diz ele, que desconhece trabalhos científicos e acadêmicos que possam comprovar essa teoria de inscrições vikings” .

O museólogo explica que “A ilha de Santa Catarina, assim como as ilhas adjacentes, exemplo da do Campeche e da Campanha, na praia da Armação, têm vestígios de povos do passado”.

Francisco explica ainda que Florianópolis possivelmente foi muitas vezes visitada por outros povos antes dos europeus. “Espanhóis, ingleses, chineses… Há pesquisas que apontam a presença de civilizações japonesas dos últimos 400 anos”, completou.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.