Jacaré preso em bueiro preocupa moradores de Florianópolis e mobiliza autoridades ambientais

Desde o último sábado (8), moradores do bairro Itacorubi, em Florianópolis, estão preocupados e denunciam a presença de um jacaré-de-papo-amarelo em um bueiro localizado na rua Juvêncio da Costa. Segundo relatos, o réptil está preso no mesmo bueiro há três dias.

Jacaré em bueiro

Animal estaria no bueiro há três dias – Foto: Stephanie Schossler/Divulgação/ND

Conforme a denúncia, o réptil preso no bueiro e poderia estar sofrendo de desidratação e fadiga por não estar conseguindo retornar pelo local de onde veio há três dias. A preocupação dos moradores seria com a integridade física do animal e o odor que seria exalado do bueiro caso o jacaré viesse a óbito.

A moradora Stephanie Schossler, autora da primeira denúncia, ressalta a preocupação com o fato. “Tem relatos que o jacaré está andando por dentro das galerias de bueiros”.

“Acho que, pelos bueiros estarem obstruídos, ele não está conseguindo ir até a água no córrego aqui perto. Só quero que ele fique bem, pois é um jacaré-de-papo-amarelo, que estava em extinção, pelo que me lembro” disse Schossler.

De acordo com informações da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a espécie de jacaré-de-papo-amarelo costuma habitar o litoral de todo o Brasil. Infelizmente, atualmente, esses animais estão, de fato, incluídos na lista de espécies em risco de extinção do Ibama.

Confira o vídeo do jacaré:


Animal estaria no bueiro há três dias – Vídeo: Stephanie Schossler/Divulgação/ND

Autoridades se mobilizam

A PMA (Polícia Militar Ambiental) informou que esteve no local e não localizou o animal, que estava solto na galeria pluvial. Foi solicitado aos moradores que informassem o órgão ambiental caso réptil voltar a aparecer e que no período da tarde a guarnição irá novamente ao local para tentar localizar o animal e realocá-lo em seu habitat.

Ainda segundo a PMA, por volta das 13h desta terça-feira (11), uma equipe estaria indo novamente ao local para tentar resgatar o animal.

A GMA (Guarda Municipal Ambiental) também compareceu ao local com o intuito de capturar o jacaré, no entanto, não obteve êxito, visto que o animal se escondeu ainda mais profundamente no bueiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.