Número de atendimentos quase dobra e Joinville registra superlotação em PAs

O número de pacientes atendidos nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) de Joinville quase sobrou nesta segunda-feira (10). Conforme a prefeitura da cidade do Norte de Santa Catarina, há superlotação nas unidades.

Espera chegou a 11h para paciente que foi até a UPA Sul – Foto: Ricardo Alves/NDTV

Nas UPAs Leste e Sul foram atendidas 2.924 pessoas nesta segunda e o tempo de espera, em alguns momentos, chegou a cinco horas. A média normal de atendimento é de cerca de 1.700 pacientes por dia.

Já até a manhã desta terça-feira (11), foram atendidas 1.133 pessoas em UPAs e PA Norte, com tempo de espera de cerca de 1h30 para o atendimento médico.

Além das UPAs administradas pela prefeitura, o Pronto Atendimento do Hospital Bethesda também está superlotado. “Viemos a público esclarecer que continuamos enfrentando superlotação na unidade de Pronto Atendimento – PA do Hospital Bethesda desde o mês de março até o momento, o que inevitavelmente vem ocasionando grandes filas de espera”, informa o hospital em nota.

O hospital também orienta que os moradores procurem a unidade somente em casos considerados graves, como acidentes com urgências e emergências médicas. “Para os casos de atendimentos de saúde mais leves, não urgentes ou emergenciais, solicitamos que sejam procurados os postos de saúde mais próximos da residência de cada paciente”, diz nota.

Além dos PAs, nesta segunda-feira, a Central de Atendimento da Dengue atendeu 310 pessoas, sendo que 162 testes foram positivos para dengue, o maior número desde o início do seu funcionamento.

A Prefeitura de Joinville destaca que o atendimento de pacientes com dengue ou suspeita da doença, tende a necessitar de um tempo maior, já que pode ser necessária a realização de exames e a hidratação, de acordo com o quadro clínico e avaliação médica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.