Universidade promove ações de conscientização da fibromialgia em cidades de SC

Uma série de atividades relacionadas ao bem-estar estão sendo realizadas pela Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) em alusão ao dia Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, celebrado em 12 de maio. A primeira ação acontece nesta quarta-feira (8).

A primeira atividade será realizada nesta quarta-feira (8) – Foto: Agecom/Unesc/Divulgação/ND

Segundo a instituição, as iniciativas têm como objetivo informar e conscientizar a população sobre a fibromialgia, condição que afeta principalmente mulheres e é caracterizada por dor crônica, fadiga e uma série de outros sintomas físicos e psicológicos.

Na ação desta quarta, a coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso, participará de Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com o tema: “As dificuldades enfrentadas por portadores de Fibromialgia”.

As atividades serão realizadas até o dia 24 de maio e são organizadas pelas Clínicas Integradas da Unesc, juntamente do Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia (Amasf) e a Residência Multiprofissional da Instituição.

Já no sábado (11), nas praças Nereu Ramos, em Criciúma, e da Igreja Matriz, em Içara, das 8h às 12h, profissionais da Unesc e membros da Associação de Fibromialgia estarão presentes para fornecer orientações sobre a condição, educação em saúde e práticas multidisciplinares.

“Essas ações representam mais um exemplo do compromisso da Unesc em promover a saúde e o bem-estar da comunidade, oferecendo atendimento de excelência e contribuindo para a conscientização sobre condições de saúde importantes como a fibromialgia”, disse a coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso.

Programação completa

  • 13/05 – Ação em Saúde com a equipe do Amasf e centros acadêmicos, das 8 às 11h e das 13h às 16h. Orientações acerca da Fibromialgia; Educação em Saúde; e Práticas Multidisciplinares. Local: recepção das Clínicas Integradas da Unesc.
  • 14/05 – Roda de Conversa com a equipe do Amasf e convidados, das 13 às 17h. Tema: Conflitos Familiares: Compreendendo os Padrões e Rompendo os Ciclos. Local: Auditório Bloco S.
  • 16/05– Palestra com a equipe do Amasf com o tema: Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia e a Enfermagem no Manejo do Paciente. Local: cidade de São José.
  • 18/05– Ação em Saúde com a equipe do Amasf, das 8 às 12h, em Nova Veneza. Orientações acerca da Fibromialgia; Educação em Saúde; e Práticas Multidisciplinares.
  • 21/05– Roda de Conversa com a equipe do Amasf e convidada, das 13h às 17h, no Auditório do Bloco S, na Universidade. Tema: Impacto da Nutrição e da Saúde Intestinal na Qualidade de Vida da Pessoa com Fibromialgia.
  • 24/05 – Palestra com a equipe do Amasf, em Indaial. Tema: Interações Medicamentosas e o Impacto na Saúde da Pessoa com Fibromialgia.

Sobre o Amasf

Fibromialgia afeta principalmente mulheres – Foto: Agecom/Unesc/Divulgação/ND

O Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia é resultado de uma parceria entre a universidade, a Prefeitura de Criciúma e a Câmara de Vereadores, um projeto colaborativo e dedicado ao cuidado integral dos pacientes.

“Aqui, cada indivíduo é atendido por uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta por profissionais especializados”, disse Carine.

Ele se destaca pela sinergia entre clínicos e especialistas de diversas áreas da saúde, que trabalham de forma integrada e coordenada visando o tratamento e a recuperação dos pacientes com fibromialgia.

O foco principal é melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade dessas pessoas, proporcionando cuidados abrangentes e personalizados. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, garantindo acesso regular e contínuo aos serviços de saúde oferecidos pelo ambulatório.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.