SC terá 58 voos extras para atender transporte de passageiros e cargas do RS

As companhias aéreas com serviços em Santa Catarina planejam a implementação de voos extras para atender a demanda do transporte de cargas e passageiros ao Rio Grande do Sul. A malha emergencial deve incluir cerca de 58 voos semanais nos aeroportos de Florianópolis e Jaguaruna.

Avião com logo da LATAM Airlines para ilustrar matéria sobre criação de voos extras de SC

Passageiros com voos de Porto Alegre podem remarcar ou cancelar bilhetes aéreos – Foto: Divulgação/ND

A informação foi confirmada pela SPAF (Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias) nesta quarta-feira (8).

O objetivo da ação é conseguir manter a conexão entre Porto Alegre, capital gaúcha, e outros estados brasileiros, já que o Aeroporto Salgado Filho também foi afetado pelas chuvas no RS e teve as atividades suspensas por tempo indeterminado.

Entenda como vai funcionar os voos extras:

LATAM Airlines

  • A LATAM informou à SPAF (Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias) que a partir desta sexta-feira (10), até o dia 30 de maio, a operação Guarulhos (SP)/Florianópolis/Guarulhos será temporariamente ampliada de 10 para 14 voos diários; Guarulhos/Jaguaruna/Guarulhos vai passar de 2 para 4 voos diários. Ao todo, serão 42 voos extras.
  • As aeronaves para as rotas com incrementos emergenciais da LATAM que operam na Região Sul são tipo A321 e A320, com capacidade para 216 e 174 passageiros, respectivamente.

Azul Linhas Aéreas

  • A companhia informou que também aumentou a capacidade, substituindo as aeronaves modelo ATR-72, que têm capacidade para 70 passageiros, pelas modelo A320, que comportam 174 pessoas. Serão 16 operações extras para as cidades de Florianópolis, Navegantes e Jaguaruna. De acordo com a SPAF, a empresa ainda aguarda as autorizações da ANAC para oficializar as rotas.

Os voos das empresas podem sofrer alterações em razão de mudanças operacionais, demanda e por regulação dos órgãos de controle.

“Desde o início dessa crise climática sem precedentes estamos em contato com as empresas aéreas para colocar os aeroportos de SC à disposição e como alternativa para atender a essas demandas. Sabemos que o planejamento de malha é muito complexo e que todos os esforços estão sendo feitos para que esses voos extras ocorram”, pontua o secretário da SPAF, Beto Martins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.