“Santa Catarina está muito melhor”, diz comitiva de Jorginho Mello em visita a Portugal

Dando continuidade à missão em Portugal, a comitiva do governo de Santa Catarina visitou o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) de Portugal, nesta quarta-feira (10). O sistema é responsável por orientar e atender ocorrências em todo o país.

Comitiva visitou o Instituto Nacional de Emergência Médica, em Portugal

Nesta quarta-feira (10), a comitiva catarinense visitou o Instituto Nacional de Emergência Médica, em Portugal – Foto: Fabiane Paza/ NDTV/ Reprodução/ ND

Comitiva conhece sistema integrado de atendimento a emergências

A comitiva catarinense foi recebida pelo presidente do Instituto e conheceu os detalhes técnicos das operações do INEM, que atende chamados em todo território português. A estrutura disponível conta com ambulâncias, viaturas avançadas, motocicletas e helicópteros.

“Em muitos aspectos, Santa Catarina está até muito melhor. Nós estávamos comparando os nossos equipamentos e os que eles têm disponíveis para o país inteiro, e o nosso Estado tem até mais. Então, para nós, como gestores, e também nós que atendemos na ponta, como traumatologista, é um alívio”, pontua Levy Rau, diretor do Plano de Saúde do Servidor.

A comitiva também visitou o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), que fica no mesmo prédio. É de lá que acontece a triagem das chamadas para direcionamento das equipes conforme as necessidades.

“É uma experiência única”, diz gestor

A troca de informações e o compartilhamento de conhecimento é considerada uma experiência única, tanto para os gestores catarinenses, quanto para Luís Meira, presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica.

“Nós aproveitamos estes momentos para dividir aquilo que fazemos e também receber informações de outras formas de olhar para problemas que são muito semelhantes. Percebemos que as dificuldades que nós temos são partilhadas com Santa Catarina”, destaca Meira.

Agenda se debruça em sistemas de emergência

A comitiva do Governo de Santa Catarina cumpre mais dois compromissos, nesta quarta-feira, voltados aos sistemas de segurança e emergência: uma visita à Guarda Nacional Republicana sobre o CINGOP (Centro Integrado de Gestão Operacional), e também à Polícia de Segurança Pública, a respeito do CCCO (Centro de Comando e Controle Operacional).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.