Baleia Jubarte fica presa em rede de pesca e é libertada por bombeiros

Utilizando equipamentos de segurança, os bombeiros procederam com o corte e remoção das redes

Na tarde desta quarta-feira, por volta das 14h20, o Comandante da OBM de Balneário Piçarras, Capitão Manoel, recebeu um chamado urgente do Sr. Felipe, do Jornal do Comércio, informando sobre uma baleia jubarte presa em redes de pesca nas proximidades da Ilha Feia, no lado sul.

Imediatamente, uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Piçarras, composta pelo Capitão Manoel, o Cb Júnior e o Guarda Vidas Civil Voluntário Altair, embarcou na embarcação Geovana, da Pier Jet Marina, sob a condução do Sr. Gilberto.

As condições do mar durante a operação eram de mar agitado, com ondas de cerca de 0,5 metro e muito vento. No entanto, a boa visibilidade facilitou a localização e aproximação do animal. Ao chegar ao local, a equipe constatou que a nadadeira caudal da baleia estava presa em redes de pesca que se estendiam por mais de 60 metros, e o animal demonstrava sinais de exaustão.

Utilizando equipamentos de segurança, os bombeiros procederam com o corte e remoção das redes, empregando tesouras ponta romba para garantir a segurança do animal. Durante a operação, também foram recolhidos fragmentos da rede e uma poita que estava presa à baleia. Todo o processo de resgate levou cerca de 30 minutos.

Após a liberação, a baleia foi monitorada por um breve período até que submergiu e se deslocou rapidamente em direção ao mar aberto. A ação eficaz da equipe garantiu a segurança do animal e o seu retorno ao habitat natural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.