Beba esse caldo de colágeno e diga adeus às rugas

Cada vez mais pessoas estão descobrindo os inúmeros benefícios do colágeno para a saúde, como melhorar a condição da pele, cabelos e unhas, além das articulações.

O colágeno é a principal proteína estrutural da pele, responsável pela sua elasticidade e firmeza. Com o passar dos anos, o corpo perde a capacidade de produzir colágeno por conta própria e começa a perder a elasticidade.

Rosto de mulher dividido ao meio mostra antes e depois do envelhecimento. Caldo de colágeno pode ajudar a manter a firmeza da pele

Caldo de colágeno pode ajudar a manter a firmeza da pele – Foto: Freepik

O que pode ajudar a corrigir isso é o consumo regular do caldo de colágeno. Ele poderá ajudar a reduzir a dor nas articulações e melhorar o seu funcionamento, especialmente em pessoas que sofrem de doenças como artrite e artrose. A receita é ensinada pelo site polonês Interia.

Ingredientes do caldo de colágeno

  • 1,5 – 2 kg de ossos (bovinos, aves, suínos ou peixes, de preferência com alto teor de medula e cartilagem)
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou suco de limão (ajuda a extrair minerais dos ossos)
  • 2 cenouras cortadas em pedaços
  • 2 talos de aipo cortados em pedaços
  • 1 cebola grande, cortada ao meio
  • 3-4 dentes de alho descascados e esmagados
  • Alguns raminhos de tomilho fresco, alecrim e/ou salsa
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de chá de pimenta
  • Água (o suficiente para cobrir todos os ingredientes)

Modo de preparo

  1. Se você usar ossos de boi ou porco, é melhor assá-los primeiro no forno a 200ºC por cerca de 30 minutos até dourar levemente. Isso adiciona um sabor mais profundo ao caldo. As espinhas de aves e peixes não precisam ser assadas.
  2. Coloque os ossos em uma panela grande ou panela elétrica. Adicione vinagre de maçã ou suco de limão e deixe por 30 minutos. Isso ajudará a extrair minerais dos ossos. Em seguida, adicione a cenoura, o aipo, a cebola, o alho, as ervas e os temperos.
  3. Despeje água fria sobre todos os ingredientes para que fiquem completamente cobertos.
  4. Leve a água para ferver em fogo alto. Reduza o fogo ao mínimo e cozinhe por pelo menos 7 horas. Quanto mais você cozinhar, mais colágeno e outros nutrientes serão extraídos dos ossos. Se estiver usando uma panela elétrica, coloque-a no nível baixo e cozinhe pelo mesmo tempo.
  5. No início do cozimento pode aparecer espuma na superfície do caldo. Recolha com uma colher.
  6. Terminado o cozimento, retire o caldo do fogo e deixe esfriar. Despeje o caldo por uma peneira ou pano de algodão para retirar os ossos e os vegetais.
  7. Você pode armazenar o caldo na geladeira por 5 a 7 dias ou congelá-lo por mais tempo.

Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.