Médico explica por que você nunca deve comer salada crua à noite: ‘Afeta a qualidade do sono’

Saladas são fáceis de fazer e ótimas para a saúde. Contudo, elas têm horário certo para serem consumidas, é o que afirma o médico Maximilian Schubert.

Salada verde crua

Alimentos crus devem ser consumidos apenas durante o dia – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

Isso porque alimentos crus, como as saladas, contêm muita fibra, o que tem um efeito benéfico para a saúde durante o dia.

“À noite, porém, a mesma fibra pode ser mais difícil de digerir e sobrecarregar o sistema digestivo. Isso pode causar flatulência e desconforto, o que pode, por sua vez, afetar negativamente a qualidade do sono”, explicou o médico Mayrlife Medical Health Resort, em entrevista à revista britânica Glamour.

Isso também se aplica a outros alimentos ricos em fibras, como peixe cru, assim como alimentos com nozes não torradas.

“Os alimentos crus não devem ser consumidos depois das 16h ou, no máximo, depois das 17h. A partir do final da tarde, você não tem mais força digestiva para digerir adequadamente esses alimentos”, acrescentou.

Alternativas para a salada crua

Em vez disso, o especialista recomenda alimentos que não sobrecarreguem o trato digestivo durante a noite, ao mesmo tempo que promovem uma boa qualidade de sono.

Entre eles, estão vegetais cozidos no vapor, sopas leves, grãos integrais cozidos e proteínas de fácil digestão, aponta Maximilian.

O especialista destaca que as que frutas, vegetais, carnes e peixes não devem, em hipótese alguma, desaparecer da dieta, já que eles são responsáveis por nutrientes importantes para o corpo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.