Quem era o homem que morreu durante salto de speed-fly no RJ; veja os últimos momentos

Foi identificado o homem que morreu durante salto de speed-fly no último domingo (3), em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro. José de Alencar Lima Junior era ex-soldado do 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista.

Homem que morreu durante salto de speed-fly tinha experiência com paraquedismo

Homem que morreu durante salto de speed-fly era ex-soldado paraquedista – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

O acidente ocorreu durante um voo na Pedra Bonita, quando ele perdeu o controle do equipamento e caiu em uma área de mata. José, que dividia sua rotina entre o Brasil e a Alemanha, era instrutor de paraquedismo, segundo seus familiares.

Homem que morreu durante salto de speed-fly não teria experiência, alega vice-presidente de clube de voo livre

Speed flying é um esporte aéreo de aventura. Neste esporte, a pessoa desce voando próximo ao solo, rente às montanhas, com um parapente de tamanho reduzido, feito para grandes velocidades.

José de Alencar foi descrito por sua cunhada como um profissional experiente. “Não fazemos ideia do que possa ter ocorrido. Ele era um profissional de paraquedismo experiente. O que aconteceu foi um acidente”, disse a familiar, que preferiu não ser identificada.

José de Alencar não tinha experiência com speed-fly, apenas com paraquedismo

Homem não teria experiência com speed-fly, apesar de ser paraquedista – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

No entanto, Bruno Menescal, vice-presidente do Clube São Conrado Voo Livre, apresentou uma versão diferente. Segundo ele, José não dominava a prática do speed-fly.

“Foi uma tentativa frustrada de uma decolagem. Pode-se questionar vários fatores ali, mas nota-se que ele não dominava a prática”, diz o vice-presidente destacando que saltar de paraquedas é diferente de salta de speed-fly.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 9h58 do domingo, e equipes iniciaram as buscas que duraram quase quatro horas. O corpo de José foi encontrado na direção do ponto de salto, após cair de uma altura de 250 metros.

Imagens nas redes sociais capturaram o momento da queda. A Polícia Militar confirmou que o salto foi realizado com equipamento de speed-fly, prática que não é permitida para usuários de voo livre na área. O caso segue sendo investigado pela 15ª DP da Gávea.

Veja o momento em que o homem salta do parapente

Homem morreu após salto de speed-fly no Rio de Janeiro – Vídeo: X/Reprodução/ND

O vídeo que mostra o momento da queda de José viralizou nas redes sociais. Uma mulher que fez a gravação do salto, se assustou com a cena. “Meu Deus, gente, ele tropeçou”, narrou.

A fatalidade aconteceu logo após a decolagem do homem na Pedra Bonita. No local, haviam diversas pessoas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.