Câmera instalada por família de paciente acamada revela agressões de técnica de enfermagem

Uma técnica de enfermagem é investigada pela Polícia Civil do Paraná por agredir uma paciente acamada em Curitiba. O caso foi revelado por imagens de câmera de segurança, que foi instalada pela família no quarto da vítima.

Técnica de enfermagem com pano utilizado para tampar rosto de paciente

Câmera revela agressões de técnica de enfermagem no Paraná – Foto: Câmera de segurança/Reprodução ND

Conforme informações da Ric.com.br, os familiares instalaram o equipamento para monitorar o sono da paciente, mas acabaram descobrindo que ela vinha sendo agredida pela mulher.

Em entrevista para a RICtv, a família contou que a vítima sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e perdeu dos movimentos do corpo, se comunicando apenas por olhares.

Família descobriu agressões após instalar câmera no quarto da paciente

A irmã da paciente, Ozeli da Silva, relatou que a vítima chorava ao ouvir o nome da técnica de enfermagem durante a troca de plantão.

“Todas às vezes estava com o olhar espantado. Ela estava bem e dando risada e, quando escutou a voz dela, começou a se desesperar e chorar. Depois que veio tudo à tona, nós começamos a notar e ver o que realmente estava acontecendo”, disse.

De acordo com a reportagem, a família confirmou as agressões ao conferir o registro de um vídeo que mostrava o atendimento durante uma higienização.

Nas imagens, é possível ver o momento em que a suspeita retira o equipamento que ajuda a paciente a respirar, usa um pano para limpar a vítima, e o deixa por aproximadamente 12 minutos sobre o rosto dela, tampando a boca e o nariz.


Câmera instalada por família de paciente acamada revelou as agressões – Vídeo: Câmera de segurança/Reprodução ND

O investigador da Polícia Civil, Henrique Lima, informou que a profissional colocou o pano no rosto da paciente como punição, a deixando quase sem oxigênio.

“Isso é considerado tortura pela lei e será enquadrado no crime de tortura”, disse.

Técnica de enfermagem é investigada por tentativa de homicídio

A profissional em técnica de enfermagem prestava serviços à família da vítima há mais de um ano, por meio de uma empresa contratada. Ao confirmarem as agressões, os familiares denunciaram o caso para as autoridades.

“Quando contamos a ela que a técnica não viria mais, minha irmã ficou aliviada”, contou a irmã.

De acordo com as informações do portal paranaense, a suspeita já prestou depoimento para a polícia. Para a produção do Balanço Geral Curitiba, a mulher se manifestou em off, alegando passar por problemas pessoais e que não entende como cometeu as agressões registradas em vídeo.

A técnica de enfermagem ainda revelou que seu marido está acamado, e que perdeu o pai recentemente.

O delegado responsável pelo caso, Rinaldo Ivanike, informou que a mulher deve responder por tentativa de homicídio, uma vez que tentou asfixiar a vítima ao cobrir seu rosto com um pano. “Ouviremos testemunhas para tentar descobrir há quanto tempo acontecem as agressões”, disse.

Técnica de enfermagem com pano utilizado para tampar rosto de paciente

Técnica de enfermagem tampou rosto de paciente com um pano – Foto: Câmera de segurança/Reprodução ND

Por meio de uma nota encaminhada ao Grupo Ric, a empresa responsável pelos cuidados médicos confirmou que a profissional foi desligada da companhia após as denúncias de agressões. Apesar disso, reforçaram que ela está devidamente cadastrada no Conselho Regional de Enfermagem.

“Estamos apoiando as investigações da Polícia Civil e tomando outras ações necessárias”, enfatizou a empresa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.