Ferry boat da Vila da Glória volta a ficar à deriva após recuo sobre licitação

Aconteceu de novo. Os motoristas que precisaram usar o ferry boat que liga a Vila da Glória, em São Francisco do Sul, com a Vigorelli, em Joinville, na manhã desta quinta-feira (21) sofreram com novos transtornos. A embarcação voltou a ficar à deriva e precisou que outro rebocador finalizasse a travessia.

Ferry boat ficou à deriva

Rebocador extra foi acionado para finalizar a travessia – Foto: Internet/Reprodução/ND

O caso aconteceu na rota Vila da Glória – Vigorelli, no horário das 7h30. Segundo moradores da região, a embarcação chegou ao destino cerca de meia hora após o previsto. Por conta disso, a balsa que sairia às 8h da Vigorelli acabou zarpando apenas às 8h40, o que pode atrasar as demais travessias.

No mês de novembro, já foram registrados ao menos três casos em que o ferry boat ficou à deriva, inclusive durante a noite, assustando os usuários do serviço. Os problemas ocorrem em meio a polêmicas relacionadas ao aumento da tarifa e a desistência, por parte do governo do Estado, sobre a realização de uma licitação para a operação da balsa.

Licitação do ferry boat foi anunciada em janeiro

Anunciada no dia 25 de janeiro pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, durante reunião com moradores da Vigorelli, a licitação foi deixada de lado pelo órgão cerca de dez meses depois. Segundo a SIE, uma autorização deve ser concedida à F. Andreis para regularizar o serviço. Veja a íntegra da nota da Secretaria:

“A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que foi estabelecido um Termo de Compromisso com a empresa responsável pelo serviço.

Acerca do procedimento licitatório, não persiste a obrigatoriedade na sua realização, considerando a alteração do panorama legislativo com a entrada em vigor da Emenda Constitucional nº 93, de 10 de maio de 2024, que incluiu a autorização como modalidade de delegação de serviço de travessia para transporte aquaviário de passageiros. 

A área técnica da SIE está finalizando a minuta do projeto de lei acerca da autorização do referido serviço e no momento oportuno, será encaminhada à Casa Legislativa para as necessárias tramitações”.

A reportagem do portal ND Mais procurou a F. Andreis e questionou o motivo que levou a balsa a ficar à deriva nesta quinta. Até a publicação desta notícia, porém, não houve retorno. O espaço permanece aberto para manifestação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.