1º Encontro Nacional do Pop Rua Jud aborda os desafios das políticas de atenção às pessoas em situação de rua

Representando o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a Desembargadora Gisele Anne Vieira de Azambuja e a Juíza-Corregedora Tatiana Scalabrin Di Lorenzo participam do 1º Encontro Nacional Pop Rua Jud, que acontece de 25 a 26 de novembro, em São Paulo. O evento visa fortalecer e unir a política judiciária dedicada à garantia dos direitos humanos das pessoas em situação de rua, um problema que tem aumentado a cada ano no país.

O encontro é destinado a juízas, juízes, servidoras, servidores e demais membros do sistema de justiça, além de representantes de órgãos públicos, academia, sociedade civil organizada, incluindo movimentos sociais e organizações sociais envolvidas no atendimento a essa população. A Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades, estabelecida pelo Poder Judiciário por meio da Resolução CNJ n.º 425/2021, aborda uma política judiciária complexa, que demanda um trabalho colaborativo e em rede entre os órgãos do sistema de justiça, com foco no acesso à cidadania, apoiado pela rede de proteção social e jurídica.

 

Desa. Gisele (E) e a Juíza-Corregedora Tatiana no I Encontro Nacional do Pop Rua Jud, em São PauloCréditos: Divulgação TJRS

 

De acordo com a gestora do Projeto Estratégico Judiciário Solidário e integrante do Comitê Pop Rua Jud do TJRS, Desembargadora Gisele Anne Vieira de Azambuja, o movimento é de extrema importância e voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade. “É uma honra participar deste Comitê em nome do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A participação do Poder Judiciário nessa temática, que vai além da atuação judicante, é fundamental. A adesão do Judiciário à Agenda 2030 previu a necessidade de envolvimento de todos os tribunais. Já realizamos trabalhos em parceria com outros tribunais e várias iniciativas estão sendo organizadas e serão retomadas. Este encontro com certeza trará novas ideias e possibilitará a troca de experiências com os demais tribunais e entidades envolvidas”, destacou a Desembargadora.

Para a Juíza-Corregedora Tatiana, responsável na Corregedoria-Geral da Justiça do RS pelo Pop Rua Jud, a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua instituída pelo CNJ foi um grande avanço no atendimento da camada da população que vive em extrema vulnerabilidade. “O 1º Encontro Nacional Pop Rua Jud visa apurar as boas práticas realizadas em prol das pessoas em situação de rua para replicar nos Tribunais, visando assegurar os direitos e o resgate da cidadania”, disse a magistrada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 

[email protected]