Banco Mundial realiza primeira visita em Santa Catarina para obras de mitigação

Nesta semana, a primeira missão técnica do Banco Mundial deu início às negociações para um financiamento ao programa Santa Catarina Protegida e Resiliente. A equipe levou a proposta ao Comitê de Financiamento Externo (COFIEX), buscando assegurar recursos para ações de mitigação de desastres no estado.

As atividades começaram com reuniões na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, em Florianópolis. Em seguida, o cronograma incluiu visitas ao Alto Vale do Itajaí, onde especialistas do Banco Mundial realizam inspeções em áreas estratégicas. Essas ações visam avaliar necessidades e planejar intervenções de forma eficiente.

A missão reúne profissionais de diversas áreas, como engenharia, meio ambiente, gestão social, finanças e aquisições. De acordo com Reginete Panceri, diretora de Administração e Finanças da Defesa Civil, o trabalho busca alinhar práticas de gestão e contratação. “Neste momento, já definimos como as obras e serviços serão contemplados e como faremos a gestão financeira”, explicou.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, destacou a relevância do programa. “Santa Catarina Protegida e Resiliente representa um marco na gestão de riscos. Os recursos nos permitirão proteger vidas e reduzir os impactos de desastres naturais”, afirmou.

Além disso, os especialistas do Banco Mundial visitam obras existentes no Alto Vale do Itajaí. Essas inspeções fortalecem o planejamento de melhorias e a definição de prioridades.

Embora o processo de formalização do contrato tenha uma previsão de 12 meses, as equipes trabalham para agilizar as etapas. Com essa parceria, Santa Catarina busca garantir transparência, eficiência e resultados concretos em ações de prevenção e redução de riscos em todo o estado.

O conteúdo Banco Mundial realiza primeira visita em Santa Catarina para obras de mitigação aparece primeiro em Correio SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.