Foto de caçada dramática de tubarões nas Maldivas ganha competição de fotografia 

Uma foto aérea de quatro tubarões em uma caçada dramática nas Maldivas foi anunciada como a vencedora do Concurso de Fotografia de Publicação da Royal Society 2024.

Tubarões em caçada dramática nas ilhas Maldivas

Foto de caçada dramática de tubarões nas Maldivas ganha competição de fotografia  – Foto: Angela Albi/Reprodução ND

A competição é realizada em associação com a Royal Photographic Society e reúne as imagens mais marcantes sobre os fenômenos científicos.

Neste ano, o vencedor geral na categoria comportamento foi “The Hunt From Above”, de Angela Albi, pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Max Planck de Comportamento Animal, que estuda as interações predador/presa de tubarões e cardumes de peixes.

“Logo após o nascer do sol ou antes do pôr do sol, as águas rasas das Maldivas se tornam uma superfície clara e transparente. Esses também são os momentos em que melhor observamos as interações entre tubarões de recife e suas presas”, disse Albi.

A pesquisadora explicou que a cena da caçada dramática, capturada durante uma viagem de pesquisa em 2024, mostra o momento em os tubarões mudam repentinamente a forma de nadar calmamente e partem para cima do cardume.

“Embora ainda não saibamos o que desencadeia esses ataques, analisamos vídeos para estudar como os tubarões caçam e como suas presas respondem coletivamente”, completou.

O projeto que flagrou os tubarões em uma caçada dramática faz parte de uma colaboração com a Universidade de Konstanz e o Centro MaRHE.

Caçada dramática ganhou premiação de fotografia

A competição anual de fotografia da Royal Photographic Society convida cientistas do mundo todo a enviar imagens representando as áreas de Astronomia, Comportamento, Ciências da Terra e Climatologia, Ecologia e Ciências Ambientais, e Microimagem.

“Da perspectiva aérea dos fotógrafos, os instintos brutos da natureza ganham vida, enquanto o cardume de peixes se move em sincronia quase perfeita e depois se separa para evitar os tubarões”, disse Hugh Turvey, diretor do comitê de Ciências da Royal Photographic Society e um dos jurados.

“O contraste entre os movimentos coletivos dos peixes e a perseguição calculada do grupo dos tubarões demonstra perfeitamente o delicado equilíbrio entre predador e presa”, destacou.

A Royal Society é uma entidade fundada em 1660, que fornece apoio financeiro a pesquisadores e programas científicos. Além disso, promove a organização de conferências e publicações de revistas.

Conheça as imagens vencedoras das outras categorias

Vencedor
da categoria “Ecologia e Ciência Ambiental

1
4

Vencedor
da categoria “Ecologia e Ciência Ambiental” – Peter Hudson/Reprodução ND

Vencedor da categoria “Ciências da Terra” - David Garcia/Reprodução ND

2
4

Vencedor da categoria “Ciências da Terra” – David Garcia/Reprodução ND

Na categoria “Astronomia”, a foto vencedora foi “Coração e Alma” - Imran Sultan/Reprodução ND

3
4

Na categoria “Astronomia”, a foto vencedora foi “Coração e Alma” – Imran Sultan/Reprodução ND

Olhos de um escorpião de casca seca sob fluorescência na
Baja Califórnia, México, venceu a categoria de “Microimagem” - Reprodução ND

4
4

Olhos de um escorpião de casca seca sob fluorescência na
Baja Califórnia, México, venceu a categoria de “Microimagem” – Reprodução ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.