João Lucas é o primeiro tenista profissional masculino em atividade a se declarar LGBTQIA+

O tenista João Lucas Reis assumiu o relacionamento com o ator Guilherme Ricardo pelas redes sociais, no último domingo (8). O pernambucano de 24 anos que está, atualmente, na 11° posição no ranking da ATP Brasil (Associação de Tenistas Brasileiros), teve uma atitude pioneira entre os atletas do tênis da categoria masculina.

João Lucas está no top 11 melhores tenistas brasileiros, segundo ranking da ATP – Foto: Reprodução/Instagram/ND

João Lucas recebe o apoio de colegas tenistas após declarar a sua sexualidade

Na publicação, João compartilha algumas fotos junto com o companheiro e o parabeniza pelo aniversário. Na legenda do post, ele escreveu: “Feliz aniversário, feliz vida, te amo muito”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por João Lucas Reis (@joaolreis)

Amigos de profissão de João, os tenistas Thiago Monteiro, Pedro Boscardin, Gustavo Heide, Eduardo Ribeiro, Mateus Alves, Ana Candiotto e Gilbert Klier celebraram o relacionamento do casal e apoiaram a atitude do jovem atleta nos comentários da publicação.

Representatividade

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site OutSports, nas Olimpíadas de Paris de 2024, o Brasil foi a segunda federação esportiva com a maior representatividade LGBTQIA+, com 24 atletas, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, que levou 29 participantes LGBTQIA+. Entre os tenistas de todos os países que foram a competição, somente dois eram declarados LGBTQIA+.

Assim como em outros esportes, o machismo e a homofobia no tênis são um obstáculo para os atletas declararem sua orientação sexual.

Na categoria feminina, grandes nomes da modalidade já se manifestaram sobre as orientações sexuais, como Billie Jean King, Martina Navratilova, e Daria Kasatkina.

No entanto, no cenário masculino a situação é mais alarmante. Antes de João Lucas somente o bicampeão de Roland Garros (1934 e 1936), Gottfried Von Cramm, havia se declarado LGBTQIA+.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.