De mortes em BMW e eleições a bebê retirada do próprio velório: relembre assuntos mais lidos em 2024 no g1 SC


Acidentes, crimes e resultados das eleições estão entre notícias mais buscadas do ano. Retrospectiva g1 SC
Montagem/g1
Neste último dia de 2024, o g1 Santa Catarina preparou um material para você relembrar os assuntos mais lidos de janeiro a dezembro. O ano começou com a morte de quatro jovens em uma BMW em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, passou por acidentes envolvendo enchentes e pelas eleições municipais e terminou com os assassinatos de dois casais no litoral.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Confira abaixo os 10 assuntos mais lidos do ano.
Morte de quatro jovens em BMW na rodoviária de Balneário Camboriú
Quatro pessoas morrem dentro de BMW em Balneário Camboriú (SC); saiba quem são
Quatro jovens, incluindo um adolescente de 16 anos, morreram em 1º de janeiro na rodoviária de Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Eles esperavam pela namorada de um deles.
A investigação concluiu que eles foram asfixiados por inalação por monóxido de carbono, gás que chegou dentro do carro após uma ruptura na peça modificada instalada na BMW.
As vítimas eram de Paracatu, e Patos de Minas, Minas Gerais, mas moravam há um mês na Grande Florianópolis, com familiares.
Um processo corre na Justiça. O sócio-administrador da oficina onde o serviço foi contratado, em Goiás, e o homem que fez artesanalmente a peça colocada na BMW respondem por quatro homicídios culposos, quando não há intenção de matar.
Jovens mortos após asfixia por monóxido de carbono em Balneário Camboriú
Redes Sociais/Reprodução
Bebê retirada do próprio velório em Correia Pinto, na Serra
Bebê é retirada do próprio velório após mexer mão na Serra de SC
Uma bebê de 8 meses foi retirada do próprio velório em Correia Pinto, na Serra, depois que familiares afirmaram terem visto a criança mexer a mão. Isso ocorreu em 19 de outubro.
No mesmo dia, a investigação foi aberta para apurar se a criança havia sido velada viva. Uma perícia de urgência, feita no dia seguinte, descartou que ela tivesse sinais vitais reais durante a cerimônia de despedida, apesar de batimentos fracos e temperatura corporal normal constatadas pelos bombeiros.
Esse laudo atestou que o horário da morte declarado pelo médico é compatível com os achados no exame. Porém, a causa do óbito da bebê não foi esclarecida, dependendo de análises complementares.
A investigação prossegue, com mais exames para que se saiba exatamente a causa da morte da menina.
Atendimento dos bombeiros a bebê que foi retirada do próprio velório em SC
Reprodução/Redes sociais
Casal desaparece e seis são presos suspeitos de envolvimento em assassinato
Casal Araceli e Valter foi visto pela última vez em 11 de novembro em Biguaçu
Reprodução/Redes sociais
O casal Valter Agostinho de Faria Junior, de 62 anos, e Araceli Cristina Zanella, de 46, está desaparecido desde 11 de novembro. Eles foram vistos pela última vez em Biguaçu, na Grande Florianópolis.
Segundo o delegado Anselmo da Cruz, Valter e Araceli foram assassinados por causa de uma discussão sobre aluguel. Cruz diz que ainda investiga o que foi feito com as vítimas. Seis pessoas foram presas. Uma segue foragida.
A Polícia Civil faz buscas pelos corpos das vítimas. De acordo com a investigação, os assassinatos teriam ocorrido após o casal ir até o imóvel cobrar aluguel dos inquilinos. O delegado acredita que os dois tenham sido mortos ainda em 11 de novembro.
O caso envolve crimes de sequestro, roubo e estelionato. O casal estava junto havia cerca de cinco anos. A mulher se mudou para Biguaçu após conhecer Valter. Na cidade, tinham juntos um estabelecimento comercial que foi fechado há cerca de um mês.
Delegado detalha morte de casal desaparecido durante quase 1 mês na Grande Florianópolis
Ônibus escolar com 12 alunos cai em vala antes de ser ‘engolido’ por água
Vídeo mostra momento em que ônibus escolar fica preso em correnteza de alagamento em SC
Um ônibus escolar foi “engolido” pela água em Capinzal, no Oeste de Santa Catarina, durante um alagamento no início de maio. Um vídeo gravado de dentro do veículo mostra o momento em que o ônibus cai em uma vala antes de ser evacuado.
O motorista conseguiu tirar as 12 crianças pela saída de emergência do teto, e ninguém ficou ferido, segundo a prefeitura.
O vídeo mostrou que o ônibus tentou passar na área alagada e, conforme as imagens, só parou ao cair na vala (assista acima). O caso ocorreu no caminho para deixar os alunos em casa. Os estudantes tinham entre 12 e 15 anos.
Uma das estudantes que estava no veículo, Rubia Sofia Rosa, de 14 anos, contou à NSC TV que a rua encheu muito rápido.
“O motorista foi tentar passar e, quando ele viu, o ônibus caiu na valeta e ficou virado. E a gente tentou ligar para a emergência, e não conseguiu. Ele quebrou o vidro, mas sabíamos que ele não ia conseguir sair pelo vidro porque ia cair na água. Aí pensou em sair pelo teto”, comentou.
Ônibus escolar foi arrastado em SC
Reprodução
Assassinato de casal de empresários em Itajaí
Vídeo mostra chegada de casal de empresários morto em Itajaí
Um crime chocou o Litoral Norte de Santa Catarina em novembro. No dia 23, o casal de empresários Susimara Gonçalves de Souza, 42 anos, e Pedro Ramiro de Souza, 47 anos, foi assassinado na madrugada logo após chegarem em casa. Câmeras da casa vizinha registraram a entrada dos dois, seguida de um grito surpreso da mulher (assista acima).
Em 1º de dezembro, o filho de Susimara, um homem de 24 anos, foi preso suspeito de envolvimento no crime. A justificativa para o crime seria herança.
“A investigação demonstra que a motivação estaria diretamente relacionada aos bens do casal, sobretudo à questão da empresa, em relação à empresa que o casal tinha e que havia um interesse do investigado de administrar essa empresa”, resumiu o delegado Roney Péricles, responsável pelo inquérito.
Conforme a polícia, o filho cometeu o crime junto com um comparsa. As investigações continuam para identificar esse segundo executor e descobrir se há mais pessoas envolvidas.
Ramiro e Susy, encontrados mortos em Itajaí, no Litoral Norte de SC
Reprodução/Redes Sociais
Homem que detonou explosivos próximo ao STF foi candidato a vereador em SC
Dono de carro que explodiu na frente do STF foi candidato a vereador pelo PL, diz polícia
Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, autor das explosões perto do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, na noite de 13 de novembro foi candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em 2020. Ele não se elegeu.
Ele também foi preso em flagrante por lesão corporal em 2012, segundo o delegado-geral de Santa Catarina, Ulisses Gabriel. Em 2014, foi condenado pelo crime à pena de dois meses e 29 dias de detenção em regime aberto, conforme sentença.
Segundo o Tribunal de Justiça do Estado, ele foi condenado pelo crime e já havia cumprido a decisão.
Ele estava em situação regular de filiação no PL de Santa Catarina, mas não estava mais atuando ativamente no partido, segundo a legenda municipal. O homem morreu na explosão.
Entorno do Supremo Tribunal Federal (STF) é isolado após pelo menos duas explosões ocorreram na Praça dos Três Poderes por volta das 19h30 desta quarta-feira, 13, em Brasília.
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Pais do menino Jonatas são presos
Pais condenados por apropriação do dinheiro de campanha de filho com AME são presos
Os pais do menino Jonatas, que tinha Atrofia Muscular Espinhal (AME), foram presos em Joinville, no Norte de Santa Catarina, em 22 de maio. Eles estavam foragidos.
Ambos foram condenados por estelionato e apropriação de bens após usar parte dos cerca de R$ 3 milhões arrecadados na campanha AME Jonatas para outros fins, como carro, academia, skate e roupas.
O menino morreu em janeiro de 2021, aos 5 anos de idade, após quatro anos do início da campanha.
O advogado Emanuel Stopassola, da defesa dos pais, disse que “serão defendidos o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa e todos os meios de prova e recursos inerentes”.
Menino Jonatas com os pais, Renato e Aline Openkoski
Reprodução/Redes sociais
Casal encontrado morto em edifício de alto padrão em Itapema
Vídeo mostra jovem colocando celulares em hidrante de prédio antes de morrer; VÍDEO
Em outra situação de violência envolvendo um casal no Litoral Norte de Santa Catarina, Eduarda Gorgik, de 25 anos, e o companheiro dela, Sérgio Correa, de 59, foram encontrados mortos em 14 de janeiro em um edifício de alto padrão em Itapema.
O casal foi visto discutindo durante um churrasco no salão de festas do edifício minutos antes de dois disparos de arma de fogo serem ouvidos, segundo a Polícia Civil. A investigação suspeita de feminicídio seguido de suicídio.
“O que algumas testemunhas relataram é que Sérgio era ciumento e controlador, inclusive não deixava Eduarda sair muito de casa sem a companhia dele”, afirmou o delegado responsável pelo caso, Ícaro Malveira.
As mortes de Eduarda e Sérgio foram descobertas após um funcionário do homem encontrar o casal no apartamento. O prestador foi até o prédio após não conseguir contato com o chefe e encontrar o celular das duas vítimas dentro do hidrante.
Eduarda Gorgik foi encontrada morta dentro de apartamento em Itapema
Reprodução/Redes sociais
Catarinense é encontrado morto após viajar ao RS para casamento
Carlos Wolfart é uma das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Em maio, foi encontrado o corpo de Carlos Wolfart, de 41 anos, catarinense que morreu após ser arrastado por uma correnteza durante o desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul. Wolfart estava em Sinimbu (RS) para ser padrinho do casamento do cunhado, que aconteceria em 30 de abril, quando desapareceu.
O catarinense ficou ilhado após sair do sítio onde estava, com a esposa e os dois filhos, para verificar se havia passagem na região atingida pela chuva. Ele, porém se deparou com água no caminho.
A vítima chegou a se abrigar em uma árvore, enquanto esperava o resgate, e mandou um áudio para a esposa em meio ao alagamento. O corpo dele foi localizado em 8 de maio. Os bombeiros o encontraram durante buscas na região.
A família morava em Itapiranga, no Oeste de Santa Catarina, onde o homem nasceu. Wolfart trabalhava em uma empresa do setor de alimentos da região e tinha mais três irmãos.
Corpo de catarinense desaparecido no RS após 8 dias de enxurrada que o levou é encontrado ‘tentativas foram em vão’
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Eleições 2024
Neste ano, mais de 5,6 milhões de catarinenses estavam aptos a ir às urnas no dia 6 de outubro para eleger prefeitos e vereadores em cada um dos 295 municípios.
Mesmo com três cidades com possibilidades de segundo turno (Joinville, Florianópolis e Blumenau), a eleição foi resolvida em primeiro turno, sem necessidade de nenhum eleitor de Santa Catarina retornar às urnas.
Na capital, Topázio Neto (PSD) foi reeleito e vai comandar a capital por mais quatro anos, desta vez totalmente à frente do cargo, já que foi eleito como vice em 2020 e assumiu o cargo em 2022 após Gean Loureiro renunciar.
Em Joinville, cidade mais populosa do estado, Adriano Silva foi reeleito com folga e será o único prefeito do Novo a comandar uma cidade catarinense a partir de 1º de janeiro de 2025.
Em Blumenau, maior cidade do Vale do Itajaí, os eleitores decidiram pela continuidade. Delegado Egídio (PL), apoiado pelo atual prefeito que fecha o segundo mandato, foi eleito pela 1ª vez para o cargo.
Topázio Neto (Florianópolis), Adriano Silva (Joinville) e Delegado Egídio (PL)
Lucas Amorelli/NSC; Redação AN; Patrick Rodrigues/Santa
Em Criciúma, nem a prisão do principal apoiador e colega de partido, o atual prefeito Clésio Salvaro (PSD), impediu a vitória de Vagner Espíndola, o Vaguinho.
Em Chapecó, João Rodrigues (PSD) ganhou a reeleição com ampla vantagem (83%) e assume a partir de 2025 o quarto mandato à frente da maior cidade do Oeste.
Prefeitos e vereadores: confira resultados das eleições nos 295 municípios de Santa Catarina
Predomínio e (possível) nova polarização
O Partido Liberal (PL), do governador Jorginho Mello, foi o que mais elegeu prefeitos. Foram 90 prefeituras dos 295 municípios do estado, o equivalente a 30,5%.
O PSD ficou em quarto lugar entre os partidos que mais elegeram prefeitos, porém ficou com duas das quatro cidades mais populosas do estado: a capital Florianópolis e São José.
O PL elegeu candidatos em prefeituras de grandes municípios, como Blumenau (terceira maior cidade do estado), Itajaí (maior PIB do estado), Palhoça (Grande Florianópolis) e Brusque (Vale do Itajaí).
Mais rápido e mais longevidade
O dia de votação em Santa Catarina também reservou marcos importantes, como a totalização de votos mais rápida entre os 5.569 municípios do país. A pequena São Cristóvão do Sul, de 6.084 habitantes, teve 100% das seções atualizadas para prefeito e 9 vereadores em 10 minutos.
Segundo o TSE, apuração foi concluída às 17h10 e apresentou a vitória de Jaime Cesca (PP) com 51,75% contra Ilse Leobet (PSDB) com 48,25%. Os dois eram os únicos que concorriam na cidade.
Já em Palhoça, na Grande Florianópolis, o vereador Nirdo Artur Luz, o Pitanta, foi reeleito para o 12º mandato consecutivo no cargo. Ele completará 52 anos de atuação no legislativo no final do mandato.
Segundo mais votado no município, com 2.252 votos, o político tem 70 anos e concorreu ao cargo pelo Partido Liberal (PL). ‘Vereador não se aposenta’, disse após a vitória.
Vereador Pitanta diplomado ao lado de delegada Mônica Manganelli Coimbra Forcellini
Câmara de Vereadores de Palhoça/Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.