Morre fundador da Mineração Veiga em SC, uma das maiores do país

Morreu na manhã desta segunda-feira (6), aos 91 anos, Waldemiro Armindo Veiga, fundador da Mineração Veiga, uma das maiores empresas de mineração do Brasil, localizada em Araquari, no Norte catarinense. Sob sua liderança, a empresa, fundada em 1960, tornou-se uma referência na extração e beneficiamento de areias industriais, desempenhando um papel crucial na economia local e gerando centenas de empregos.

Morre em SC fundador da Mineração Veiga, uma das maiores do país

O empresário Waldemiro Armindo Veiga fundou a Mineração Veiga em 1960, na cidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Em nota, a Prefeitura de Araquari lamentou profundamente a morte do empresário e destacou sua contribuição para o desenvolvimento da cidade. “Sempre comprometido com a inovação e a sustentabilidade, Sr. Veiga implementou práticas pioneiras que consolidaram a Mineração Veiga como a maior do setor na região, com um forte foco em preservação ambiental e uso de tecnologias avançadas”, afirmou a prefeitura.

O legado de Waldemiro Armindo Veiga vai além do sucesso empresarial. “Sua trajetória de empreendedorismo e dedicação é um exemplo claro de compromisso com o progresso da cidade e o bem-estar da comunidade”, complementou a nota.

O enterro de Waldemiro será nesta terça-feira (7), às 14h, porém o local do velório ainda não foi definido.

Empresário fundou Mineração Veiga há 65 anos

A Mineração Veiga foi fundada em 1960 com a denominação de Waldemiro Armindo Veiga Extração e Comércio de Areias. Inicialmente, a empresa fornecia areia bruta para a Fundição Tupy, mas logo investiu em sistemas de beneficiamento para atender à crescente demanda das indústrias de fundição. Esse sucesso inicial foi fundamental para a expansão da empresa.

Em 1981, a empresa passou a se chamar Mineração Veiga Ltda, e iniciou um período de investimentos significativos em tecnologia, com o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. O crescimento exponencial da mineradora ocorreu a partir da década de 1990, quando uma nova unidade de beneficiamento foi implantada, além de investimentos em frota de veículos e inovação em equipamentos.

Hoje, a Mineração Veiga é a maior produtora de areias no Sul do Brasil, com uma produção anual média de 500 mil toneladas. A empresa está localizada em Araquari, a 30 km de Joinville, às margens da BR-101, no km 67, no bairro Corveta. Seu Polo Industrial ocupa uma área de 150 mil m² e inclui três usinas de beneficiamento, três fornos de secagem, setor administrativo, galpões e silos de estocagem, laboratórios, oficinas de manutenção e uma frota própria de veículos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.