Como se inscrever no Prouni: Passo a passo completo para participar do programa

Sonha em fazer o ensino superior, mas tem dificuldades financeiras? O Prouni pode ser a solução. Essa iniciativa do Governo Federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Neste guia completo, iremos te explicar como se inscrever no Prouni e aumentar suas chances de conquistar uma bolsa.

Pessoa acessando o site do prouni pelo celular e pelo computador

Inscrições para o Prouni são gratuitas, ressalta MEC, e qualquer cobrança de taxa é ilegal – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Reprodução/ND

O que é o Prouni?

Programa gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), o Prouni é uma proposta do Governo Federal para facilitar ao acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior.

O programa abrange participantes de baixa renda de todas as idades, que buscam uma bolsa integral ou parcial em uma instituição de ensino particular.

Quem pode participar do Prouni?

Antes de saber como se inscrever no Prouni, é preciso conhecer os requisitos estabelecidos pelo programa para a inserção dos estudantes. São eles:

  1. Ter participado de uma das últimas edições do Enem: É preciso ter feito a prova e alcançado a nota mínima exigida pelo programa.
  2. Não possuir diploma de nível superior: O Prouni é destinado a quem ainda não concluiu a graduação.
  3. Atender aos critérios de renda familiar: A renda familiar bruta mensal per capita deve ser igual ou inferior a 1,5 salário mínimo para concorrer à bolsa integral e até 3 salários mínimos para a bolsa parcial.

Como se inscrever no Prouni?

A inscrição no Prouni é gratuita e feita exclusivamente pela internet, no portal oficial do programa.

O processo é simples e intuitivo, mas é importante seguir os passos corretamente, como você pode ver a seguir.

  1. Acesse o site do Prouni: O site oficial do Prouni é a porta de entrada para o processo seletivo.
  2. Faça seu cadastro: Se você ainda não possui cadastro no Gov.br, será necessário criar um. Caso já tenha, basta informar seu CPF e senha.
  3. Preencha o formulário de inscrição: Nessa etapa, você deverá informar seus dados pessoais, dados do ENEM, selecionar o curso e a instituição de ensino, e declarar sua renda familiar.
  4. Escolha as opções de curso: Você pode escolher até duas opções de curso e suas respectivas instituições de ensino, em ordem de preferência.
  5. Confirme sua inscrição: Revise todas as informações preenchidas e confirme sua inscrição.

Para realizar o cadastro, é importante contar com documentos, como CPF, número de inscrição e senha do ENEM, comprovante de renda familiar e histórico escolar.

Sala de aula vista do fundo para o quadro, com os alunos prestando atenção na professora

Histórico e frequência escolar são critérios considerados no Prouni  – Foto: Prefeitura de Balneário Arroio do Silva/Divulgação/ND

Candidatos com deficiência devem apresentar laudo médico e professores da rede pública devem comprovar o vínculo com as instituições de ensino onde lecionam.

Critérios de classificação do Prouni

No programa, os estudantes cadastrados são ranqueados conforme a sua nota no Enem, histórico escolar e comprovação da renda familiar.

Como cada instituição possui um número próprio de vagas, a nota mínima para a classificação varia do curso, turno e módulo selecionados.

Assim, professores que trabalham em escola pública no regime de magistério, estudantes que concluíram o ensino médio somente em instituições públicas ou em escolas privadas com bolsa integral possuem prioridade na posição final.

Por sua vez, candidatos com deficiência ou que se autodeclararam como pretos, pardos ou indígenas, podem optar entre participar do processo geral do Prouni ou concorrer a políticas de ações afirmativas.

Dicas: como aumentar suas chances de receber uma bolsa

Com 20 anos de história, o Prouni é um programa consolidado e concorrido, logo, é preciso ter uma boa estratégia para conseguir uma das bolsas para o curso desejado.

Aluna copiando matéria no caderno

Ir bem no Enem e ter um bom histórico escolar faz a diferença na classificação do Prouni – Foto: Freepik/Reprodução

Como fazer a graduação é um sonho e a qualidade da instituição de ensino faz a diferença, sua primeira tentativa deve seguir esse propósito.

Contudo, vale a pena selecionar como segunda alternativa universidades e cursos com menor concorrência, pois assim as chances de ingresso no Prouni aumentam.

A verdade é que o processo de seleção começa bem antes da inscrição, lá na prova do Enem. Por isso, fazer um cronograma de estudos e conseguir uma boa nota da prova já fará toda a diferença na posição final.

Acompanhe os canais oficiais do Prouni para conferir as datas de abertura de inscrição, que acontecem duas vezes ao ano, sempre antes do semestre letivo.

Leia o edital com a atenção e não se esqueça de reunir todas as documentações necessárias, pois assim estará um passo mais próximo da bolsa de estudos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.