Biguaçu registra mais de 100 ocorrências após chuvas intensas

Na quinta-feira (16/01), Biguaçu registrou mais de 100 ocorrências devido à forte chuva. As situações incluíram deslizamentos de terra, alagamentos e queda de muros. A Defesa Civil atuou durante 24 horas seguidas e continuará com os atendimentos até nova ordem do prefeito Salmir da Silva.

Nesta sexta-feira (17/01), em reunião, as autoridades definiram a prioridade para as ações de desobstrução das vias. Assim, garantirão a mobilidade das pessoas antes de tratar as demais demandas individuais.

Além disso, muitos moradores afetados foram realocados. Alguns escolheram ficar na casa de familiares, enquanto outros receberam apoio em abrigos descentralizados, em parceria com a Igreja Católica. A medida visa oferecer segurança e conforto às vítimas.

Em consequência dos danos provocados pela chuva, o prefeito Salmir da Silva decretou situação de emergência. O decreto permite que as autoridades tomem ações rápidas para prestar a assistência necessária à população. Portanto, equipes de apoio foram enviadas para solucionar os problemas, e as autoridades já adquiriram materiais e equipamentos essenciais.

A Defesa Civil de Biguaçu segue em campo fazendo o levantamento dos danos. As primeiras anotações indicam alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de muros. A equipe continua analisando e tratando outras ocorrências de forma urgente.

Orientações à população 

Com o mau tempo ainda persistindo, a Defesa Civil reforça orientações cruciais para a população:

  • Fique atento à inclinação de postes e árvores, além de sinais de movimentação de terra e rachaduras em muros e paredes.
  • Evite dirigir em locais alagados e não transite por pontes e pontilhões submersos.
  • Preste atenção especial a crianças, idosos e animais próximos de rios, ribeirões e valas.
  • Não fique em locais abertos ou sob árvores, pois elas podem cair durante o temporal.
  • Se possível, procure abrigo em locais seguros, longe de objetos como placas e postes de energia.
  • Dentro de casa, mantenha-se longe de janelas e desligue aparelhos eletrônicos. O banheiro de alvenaria oferece segurança durante tempestades.
Contatos da Defesa Civil

A Defesa Civil pode ser contatada pelos números 199 ou (48) 99146-9376 (WhatsApp). Para emergências com o Corpo de Bombeiros, ligue para o número 193.

 

O conteúdo Biguaçu registra mais de 100 ocorrências após chuvas intensas aparece primeiro em Correio SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.