Cientista revela como os dinossauros faziam sexo e até tinham ‘preliminares pré-históricas’

Por mais de 150 milhões de anos, os dinossauros dominaram a Terra. Cientistas já conseguiram revelar como eles aparentavam, comiam e morriam, mas uma pergunta permanece um mistério: como os dinossauros faziam sexo?

Casal de dinossauros fazendo sexo

Os dinossauros faziam sexo como a maioria dos mamíferos atuais – Foto: Reprodução/ND

A paleontóloga americana Riley Black acredita que os dinossauros provavelmente tinham pênis e acasalavam de maneira semelhante aos mamíferos atuais, com o macho montando na fêmea.

No entanto, algumas espécies de dinossauros tinham caudas grandes e pontiagudas, como o estegossauro, e podem ter tido que encontrar maneiras “criativas” para evitar se machucar.

“Por mais de um século, os paleontólogos se perguntaram como os dinossauros acasalavam”, disse Riley para a Smithsonian Magazine. “Comparações com pássaros e crocodilos atuais sugerem que os dinossauros tinham um falo ou um clitóris, embora evidências concretas de tais estruturas ainda não tenham sido descobertas”.

Como os dinossauros faziam sexo?

Com base nas descobertas paleontólogas recentes, é provável que muitos dinossauros usassem danças elaboradas para impressionar potenciais parceiros, assim como os pássaros, seus descendentes mais diretos.

Pesquisadores ao lado das marcas no local onde dinossauros faziam sexo no Colorado, Estados Unidos

Pesquisadores ao lado das marcas no local onde dinossauros faziam sexo no Colorado, Estados Unidos – Foto: Universidade do Colorado/Divulgação/ND

Em 2016, paleontólogos descobriram evidências de “áreas de acasalamento” de dinossauros, onde atualmente é o Colorado, nos Estados Unidos.

No local, havia grandes marcas em arenitos, interpretadas como grandes “pistas de dança”. Esse tipo de comportamento se assemelha aos “leks”, áreas de exibição utilizadas por pássaros para impressionarem as fêmeas, como na espécie galo-lira.

Além das danças, é possível que os dinossauros tivessem penas, escamas ou cristas com cores brilhantes para atrair parceiros. Espécies como os terópodes, por exemplo, possuíam penas não funcionais para o voo, mas talvez elas fossem usadas em exibições visuais, como os pavões e flamingos de hoje em dia.

Dinossauros com penas coloridas

Dinossauros podem ter tido penas coloridas para chamar a atenção dos parceiros – Foto: Reprodução/ND

Outro aspecto que intriga os cientistas é a possibilidade dos dinossauros terem utilizado sons para cortejar a possível parceira. Embora seja difícil determinar como seus sistemas vocais funcionavam, há indícios de que eles emitiam barulhos semelhantes a grunhidos ou assobios.

Em relação ao ato em si, a possibilidade mais aceita é que eles acasalavam como a maioria dos mamíferos atuais. A única exceção seria os estegossauro, que possuíam vários espinhos espalhados pela cauda.

“Os estegossauros mais espinhosos teriam que ser os mais criativos de todos eles”, apontou Riley.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.