Febre do beach tennis se espalha por Florianópolis; veja onde praticar de graça

Duas pessoas, um par de raquetes e uma bolinha. É isso que você vai precisar para praticar o esporte que se tornou uma febre em Florianópolis. O beach tennis ou tênis de praia é democrático, acessível e fácil de jogar, como mostrou a reportagem especial de Kelly Borges para o Floripa 350.

A Capital conta com dezenas de quadras para a prática esportiva. Elas estão espalhadas pelo Continente, região central e, é claro, pelas paias. Um convite para quem quer aliar atividade física aeróbica e o contato com a natureza.

Beach tennis virou sensação das areias de Florianópolis – Foto: Ricardo Wegrzynovski/Arquivo Pessoal/ND

Onde jogar beach tennis de graça em Florianópolis?

Há praticamente três tipos de espaços nos quais a comunidade pode praticar beach tennis em Florianópolis. Uma das opções são as quadras particulares, que são alugadas por hora. A maioria desses locais conta com uma estrutura completa de vestiários e lanchonetes.

Segundo a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, a cidade conta com dez arenas esportivas abertas à população. Elas estão em todos os cantos da Capital, como as instaladas nas avenidas Beira-Mar Norte e Beira-Mar Continental, na Barra da Lagoa, Saco dos Limões, Rio Tavares, Canasvieiras, entre outras.  Nesses locais é só trazer a raquete, bolinha, um bom parceiro e começar a jogar.

Quadra poliesportiva na areia da Beira-Mar – Foto: Marcos Campos/Divulgação/ND

Arenas esportivas de Florianópolis

  • Arena de esportes de praia Beira-Mar Norte;
  • Arena de esportes e lazer Beira-Mar Continental;
  • Arena de esportes e lazer Vila Aparecida;
  • Arena de esportes e lazer Barra da Lagoa;
  • Arena de esportes de praia Lagoa da Conceição;
  • Arena de esportes de praia Saco dos Limões;
  • Arena de esportes de praia Abraão;
  • Arena de esportes e lazer Trevo do Rio Tavares;
  • Arena de esportes e lazer Canasvieiras;
  • Arena de esportes e lazer Prainha/Mocotó;

Em contato com a natureza

Com tanta praia e tanta areia, a orla da Ilha também é um excelente local para instalação das redes de beach tennis. É ali, à beira-mar, que muitos moradores e turistas improvisam aquele “bate-bola” aéreo.

Foi em uma rede dessas, fixada na praia de Canasvieiras, que há quatro anos o anfitrião de Airbnb, Ricardo Wegrzynovski, descobriu o beach tennis. O que começou como uma brincadeira descompromissada virou atividade física séria.

Ricardo Wegrzynovski (à dir.) com o professor Ariel Gian Franco Sabo em mais uma aula de beach tennis, na praia de Canasvieiras – Foto: Ricardo Wegrzynovski/Arquivo Pessoal/ND

“Hoje jogo quase todos os dias. Em média um dia sim, outro não. É um exercício aeróbico sensacional. E o contato com a areia parece aliviar tensões do dia a dia. E o melhor é que depois de cada jogo podemos dar um gostoso tibum na praia”, comenta.

Ele está em um grupo com mais de 20 atletas amadores que todos os dias jogam no centrinho do balneário. Ricardo fala também da semelhança entre o tênis tradicional – uma vocação da Capital – e a versão de quadra de areia.

“O beach tennis é irmão do tênis tradicional, já ícone da cidade. A diferença é que as quadras são mais acessíveis. Qualquer praia pode ser uma quadra. A bola tem uma velocidade menor, e isso facilita a acertar. Assim, com poucos minutos de treino já conseguimos jogar”, explica Wegrzynovski.

Floripa 350

O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.