Motivos pelos quais você não deve oferecer leite para gatos

É muito comum ver felinos se deliciando com uma tigela de leite. Porém, apesar de ser uma bebida apreciada pelo pet, especialistas revelam motivos pelos quais não se deve oferecer leite para gatos.

A imagem mostra um animal bebendo leite para gatos

Oferecer o leite para gatos, de vaca ou outros animais, é contraindicado por profissionais – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Saboroso, mas perigoso aos felinos

Em filmes, desenhos animados e na vida real é comum ver os felinos se deliciando com um uma vasilha de leite de vaca. Gatos tendem a gostar de bebidas gordurosas, por isso, o sabor é atraente para eles.

Apesar de entregar uma experiência saborosa ao animal, segundo a veterinária Sandra Mitchell, oferecer o leite de vaca para gatos, ou de qualquer outra espécie que não seja do animal, é contraindicado.

Mas afinal, por que não oferecer leite para gatos?

Por inúmeras razões, o leite de vaca não é recomendado para os felinos. Gatos devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno até a 5ª ou 6ª semana de vida. Conforme amadurecem, alguns perdem a enzima responsável pela digestão da bebida, como uma intolerância à lactose.

A imagem mostra um gato bebendo leite de uma mamadeira

Gatos devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno até a 5ª ou 6ª semana de vida – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Por isso, quando gatos consomem o leite que não pertence à sua espécie, é provável que venham a ter problemas digestivos, tais como:

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Flatulência;
  • Dor abdominal e etc.

Problemas nutricionais e nas articulações

Nem todos os gatos possuem a intolerância ao leite. Porém, a ingestão de leite para gatos ainda pode ser prejudicial. Quando o tutor oferece o leite de vaca ao seu pet, muitas vezes para agradá-lo, sua dieta pode sofrer problemas nutricionais.

Isso graças ao alto nível de gordura e cálcio no leite de vaca. Segundo a nutróloga de pets Mariana Pamplona Perini, a ingestão excessiva da gordura presente no alimento pode causar obesidade e diabetes.

Já o consumo contínuo de cálcio pode causar problemas nas articulações, reduzir a absorção de outros nutrientes, predispor a formação de pedras na bexiga e entre outras consequências.

Existe uma quantidade segura

Porém, como toda dieta, exceções podem ser feitas. Se o gato realmente adora o sabor, e não possui intolerância, existe uma porção segura de leite para gatos que pode ser oferecida.

A imagem mostra a dose adequada para oferecer leite para gatos

Uma colher de chá de leite uma ou duas vezes por semana é a dose recomendada aos felinos – Foto: Divulgação/Freepik/ND

“Uma colher de chá de leite para gatos, uma ou duas vezes por semana, não fará mal algum. Mas, grandes quantidades podem levar a problemas de longo prazo”, explica e alerta a Dra. Mariana Pamplona.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.