Por que tomar café da manhã após às 9h aumenta o risco de doenças

Para manter a diabetes sob controle, você precisa tomar um bom café da manhã e na hora certa.

Adiar a primeira refeição do dia para depois das 9h aumenta o risco de doenças, enquanto comer antes das 8h reduz em 59% o risco de doenças como a diabetes tipo 2.

A SID (Sociedade Italiana de Diabetologia) relatou dados de um estudo espanhol recente sobre aproximadamente 100 mil pessoas sublinhando horários como horários das refeições não são secundários, pois eles influenciam nos círculos arcadianos e secreção de vários hormônios, como a insulina, que regula os níveis de glicose no sangue.

na foto aparecem itens para o café da manhã de pessoas que não querer ter doenças

Café da manhã refrescante e nutritivo vai te ajudar a começar o dia bem – Foto: Freepik/ND

Tomar café da manhã tarde aumenta o açúcar no sangue

Tomar café da manhã tarde aumenta não apenas o açúcar no sangue, mas também os triglicerídeos ou a  proteína C-reativa. Pior do que adiar essa refeição é ignorá-lo completamente.

O jejum prolongado faz com que níveis de açúcar no sangue aumentem ainda mais depois do almoço, quando comemos algo. Além disso, isso reduz a capacidade de a insulina lidar com as demandas do corpo, por exemplo, um estresse “extremo”, que se torna particularmente prejudicial.

“Um jejum prolongado como o de quem salta o café da manhã faz com que as células beta do pâncreas que produzem insulina “percam a memória”: é como se precisassem do estímulo alimentar-resposta ativado pelo café da manhã para funcionar bem”, observa Angelo Avogaro , antigo presidente do SID.

“Além disso, o jejum matinal aumenta o nível de ácidos graxos no sangue e estes interferem na eficácia da insulina em reduzir o açúcar no sangue. Na verdade, a crononutrição explica que o mesmo nutriente tem efeitos metabólicos diferentes dependendo da hora do dia em que é consumido”, aponta.

na foto aparece um aparelho de glicemia após o café da manhã

Sempre importante fazer o controle glicêmico para prevenir aparecimento de diabetes tipo 2 – Foto: Canva/ND

O que evitar fazer depois do jantar

Na parte da manhã é quando o corpo precisa de carboidratos e energia, porque ele está pronto para fazer o metabolismo. Se isso não for feito, o controle de açúcar no pâncreas piora consideravelmente.

Já na parte da noite, deve-se evitar comer muito e depois do jantar é melhor não beliscar, pois à noite, o sistema digestivo não está preparado para receber alimentos e a resistência à insulina aumenta, porque não é o momento em que se espera que a energia dos açúcares seja utilizada.

A escolha da fonte de alimentação

Segundo especialistas da Sinu (Sociedade Italiana de Nutrição Humana) a chave para prevenir e controlar o diabetes está na nutrição de precisão que leva em consideração características individuais, porque diferentes alimentos têm efeitos diferentes em cada um de nós e interagem com fatores como idade, sexo e composição da microbiota intestinal.

Estudos da Universidade Federico II, de Nápoles, mostraram que a extensão e o padrão das flutuações do açúcar no sangue após uma refeição variam dependendo do gênero: em mulheres o aumento pós-prandial do açúcar no sangue é mais acentuado e rápido.

Logo, uma dieta de baixo índice glicêmico é ainda mais importante para as mulheres, ou seja, uma dieta composta principalmente de alimentos que fazem o açúcar no sangue subir cada vez menos rapidamente, como grãos integrais, legumes e verduras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.