VÍDEO: Como seria o impacto do asteroide 2024 YR4 com a Terra

Um corpo celeste descoberto no final de 2024, intitulado como Asteroide 2024 YR4, está gerando preocupação devido à possibilidade de colisão com a Terra. Conforme a NASA, a probabilidade de impacto aumentou na terça-feira (18) para 2,6%, ou seja, uma chance em 38 de que o espaço rochoso atinja nosso planeta em 22 de dezembro de 2032.

Imagem de projeção planetária caindo fogo do céu

O asteroide, com cerca de 54 metros de diâmetro, é grande o suficiente para destruir uma cidade inteira caso atinja a Terra – Foto: Divulgação/NASA/ND

O asteroide, com cerca de 54 metros de diâmetro, é grande o suficiente para destruir uma cidade inteira caso atinja a Terra. Contudo, o diretor de ciência da Planetary Society, Bruce Betts, afirmou à AFP que não há motivo para preocupação: “Não estou em pânico”, disse ele.

Betts acrescenta que, com observações adicionais, o caminho do asteroide será melhor compreendido, e a probabilidade de impacto poderá cair para zero.

Em relação a esses eventos, estudos de impacto de asteroides, como o realizado por O’Keefe, em 2021, destacam que os riscos, embora reais, são monitorados de forma contínua e com grande precisão.

Vídeo de asteroide 2024 YR4 causa preocupação pública

Um vídeo tem chamado a atenção de muitos internautas ao mostrar os efeitos devastadores de um impacto de asteroide. A animação, criada pelo artista 3D Álvaro Gracia Montoya, ilustra o impacto de um asteroide capaz de destruir uma cidade.

A propagação do vídeo intensificou o medo, mas especialistas reiteram ser um cenário altamente improvável.

Assista ao vídeo

Artista 3D cria animação que mostra asteroide 2024 YR4 atingindo local da Terra – Vídeo: Collin Rugg/@collinrugg/X

Com risco de asteroide 2024 YR4 atingir a Terra, quais países poderiam ser impactados?

Conhecido como o “assassino de cidades”, especialistas da agência espacial alertam que caso o asteroide 2024 YR4 atinja uma metrópole como Paris, Londres ou Nava Iorque, a destruição poderia alcançar toda a cidade e arredores.

Para os cientistas da NASA, os impactos da explosão do asteroide poderia liberar energia equivalente a oito megatons de TNT — mais de 500 vezes a bomba de Hiroshima. Se porventura cair no oceano, o impacto pode gerar tsunamis em regiões costeiras.

Estudos indicam que os locais mais propensos ao impacto incluem o leste do Oceano Pacífico, o norte da América do Sul, o Oceano Atlântico, partes da África, o Mar Arábico e o sul da Ásia. Entre os países que poderiam ser afetados estão:

  • América do Sul: Equador, Colômbia, Venezuela
  • África: Nigéria, Sudão, Etiópia
  • Ásia: Índia, Paquistão, Bangladesh

Estratégia para evitar colisão de asteroide contra a Terra

Vale ressaltar que apesar do risco de asteroide atingir a Terra crescer, cientistas continuam trabalhando em formas de evitar a colisão. Agências espaciais como a NASA, ESA e IAWA (Rede Internacional de Alerta de Asteroides), estão acompanhando a trajetória do asteroide 2024 YRA.

Uma das soluções em estudo é o uso de um impactador cinético — uma espaçonave que colidiria com o asteroide para alterar sua rota. “Basta lançar uma nave e atingi-lo com força suficiente para mudar sua órbita”, explicou Andy Rivkin, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Asteroide atingindo a Terra com bolas de fogo

Físico explica que forma de evitar impacto seria envio de espaçonave ao espaço para que ela colida contra asteroide e mude sua rota – Foto: Freepik/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.