Mutirão de exames: 900 autorizações são entregues para reduzir fila de espera em Chapecó

Cerca de 900 autorizações de exames de colonoscopia e endoscopia foram entregues para moradores de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, durante um mutirão de exames na última segunda-feira (24). As entregas foram feitas pela Secretaria de Saúde do município para reduzir o tempo de espera dos exames.

pessoas na fila do mutirão de exames

Mutirão de exames deve diminuir a fila de espera por exames – Foto: Prefeitura de Chapecó/ND

De acordo com o secretário de Saúde, João Lenz, os procedimentos serão realizados por prestadores de serviços de saúde credenciados pelo Consórcio CIS-AMOSC, garantindo qualidade e eficiência no atendimento.

Mutirão de exames: moradores aguardavam há anos

A cabeleireira e massoterapeuta Roseni Farias de Lima, do bairro Passo dos Fortes, disse que aguardava o exame há dois anos. “O médico solicitou o exame de colonoscopia após um sangramento. Mas tinha mais de 500 pessoas na fila. Fiquei feliz quando recebi a notícia. Agora, graças a esse mutirão de exames, finalmente poderei fazer o exame”, disse.

Já o aposentado Antonio Clarival da Rosa, do bairro Bom Pastor, aguardava há quatro meses o exame de endoscopia e também será beneficiado no mutirão de exames.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que no mandato anterior já havia realizado um mutirão de exames, mas devido ao grande número, autorizou novamente mais exames. “Essa é uma fila que não termina nunca, mas nós queremos zerar a fila que existe até agora, pois tem gente esperando há muito tempo”.

A prefeitura quer, ainda, zerar a fila de atendimento até o fim do ano. Conforme o prefeito, são cerca de quatro mil exames que aguardam autorizações.

Mutirão, João Rodrigues

Mutirão de exames contou com a presença do Prefeito João Rodrigues – Foto: Prefeitura de Chapecó/ND

Investimentos

Para viabilizar essa iniciativa, a Prefeitura investirá mais de R$ 700 mil reais em recursos próprios. “Com essas ações, o município reforça o trabalho intenso para reduzir filas e oferecer um atendimento mais rápido e humanizado para os cidadãos”, ressaltou Lenz.

O presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, explicou que Chapecó investe mais do que o previsto por lei na Saúde. “Somente neste ano a Câmara aprovou um orçamento de R$ 350 milhões para a Saúde do município”.

O médico Rodrigo Biazus destacou a importância dos exames, lembrando que o câncer de intestino é o segundo que mais mata no mundo. “Realizando corretamente os exames a doença pode ser reduzida em 90%”, disse.

População comparece ao mutirão de autorizações dos exames – Foto: Prefeitura de Chapecó/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.