Bolsonaro revela nomes de Santa Catarina que apoiaria na corrida ao Senado em 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mencionou, na terça-feira (25), as deputadas federais Júlia Zanatta (PL) e Caroline de Toni (PL) como nomes que contam com seu apoio para concorrer ao Senado em 2026 por Santa Catarina.

Jair Bolsonaro em entrevista ao canal Leo Dias

Jair Bolsonaro mencionou Caroline de Toni e Júlia Zanatta como bons nomes para concorrer ao Senado por SC – Foto: Divulgação/Youtube/Leo Dias TV/ND

De acordo com Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse a ele que os nomes que vão compor o partido para a eleição ao Senado serão escolhidos pelo ex-presidente da República. A declaração foi em entrevista ao canal Leo Dias TV.

“Em Santa Catarina, nós temos bons nomes. Tem a Carol de Toni, tem a [Júlia] Zanatta, tem outros bons nomes. Tem estados que você tem dificuldade, porque tem [muitos] bons nomes. Outros estados não têm”, disse o ex-presidente.

O apoio de Bolsonaro às deputadas catarinenses

O apoio de Jair Bolsonaro às deputadas federais Júlia Zanatta e Caroline de Toni é fruto de um alinhamento político e ideológico. Recentemente, Caroline foi escolhida para ocupar a Liderança da Minoria, cargo indicado pelos maiores partidos ou blocos oposicionistas na Câmara dos Deputados.

Caroline De Toni (PL) em discurso na Câmara

Caroline De Toni (PL) é presidente da CCJ na Câmara dos Deputados – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Reprodução/ND

A parlamentar segue como presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados até a nova eleição para o comando do colegiado.

A parlamentar ainda é linha de frente na bancada da oposição ao governo Lula. Além disso, Caroline e Bolsonaro possuem alinhamento em diversas pautas, como a defesa pelo voto impresso, direito a posse de armas e críticas ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Júlia Zanatta, por sua vez, também fez coro as críticas a Alexandre de Moraes e esteve entre os parlamentares que entregaram ao Senado um pedido de impeachment do ministro.

Em novembro de 2024, quando Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal no inquérito da tentativa de golpe, Zanatta publicou um vídeo em suas redes sociais afirmando que o caso se trata de um “golpe fake” e o Brasil vive em uma “democracia relativa”.

Júlia Zanatta em discurso na Câmara

Júlia Zanatta apoiou Bolsonaro nas duas últimas eleições para a presidência – Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados/ND

O que dizem as deputadas?

Em resposta ao ND Mais, Caroline de Toni afirmou ter “grande interesse” em disputar uma vaga no Senado. A parlamentar relata que conta com o apoio de diversos prefeitos, deputados, do governador Jorginho Mello e também de Michelle Bolsonaro.

“No entanto, a decisão final sobre a candidatura será tomada apenas no próximo ano. Enquanto isso, sigo trabalhando pela reeleição à Câmara dos Deputados”.

Julia Zanatta disse que a decisão sobre a possibilidade de concorrer ao Senado é de Jair Bolsonaro. “Fiquei honrada com a menção, temos ouvido esse pedido nas ruas, mas o foco agora é o trabalho. Todo o resto será consequência”.

As vagas no Senado

Santa Catarina possui três senadores: Esperidião Amin (PP), Ivete da Silveira (MDB) e Jorge Seig (PL). A próxima eleição vai resultar em duas trocas, visto que chega ao fim o mandato de Amin e Ivete.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.