Professores poderão participar de curso gratuito sobre educação financeira

Na última terça-feira (16), a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o MEC (Ministério da Educação), lançaram uma série de cursos gratuitos sobre educação financeira. A ação tem o apoio da B3 e do Instituto XP.

Professores de todo o Brasil poderão participar de cursos sobre educação financeira, trazendo para dentro de sala os novos conhecimentos

Professores de todo o Brasil poderão participar de cursos sobre educação financeira, trazendo para dentro de sala os novos conhecimentos – Foto: Getty Images/ND

O lançamento ocorre durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira, que vai até o dia 21. O evento “Educação Financeira: Agir hoje para a sustentabilidade no amanhã” é voltado para prefeitos, secretários municipais de Educação, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores, superintendências de ensino e demais profissionais e lideranças da área.

Os cursos a distância visam a formação de professores do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental das redes pública e privada de todo o país, para aplicação em sala de aula. Em uma próxima etapa, a meta é levar os cursos também aos estudantes do Ensino Médio.

Os cursos estão estruturados em trilhas de aprendizagem conectadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), envolvendo educação financeira, atitudes empreendedoras, objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e projeto de vida.

Crescimento

A superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, Nathalie Vidual, ressaltou que a capacitação dos professores está diretamente relacionada ao crescimento do Brasil, porque eles serão multiplicadores de conhecimento e ajudarão os jovens a se tornarem mais autônomos e seguros em relação ao mundo dos investimentos.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, disse que o Sebrae acredita que a educação financeira é o caminho para transformar a realidade em que os estudantes estão inseridos, permitindo que se tornem cidadãos conscientes de suas escolhas e aptos a planejar e realizar seus projetos de vida.

Os materiais didáticos para capacitar os professores serão disponibilizados pelo Instituto XP de forma gratuita.

Educação financeira na prática

Em algumas Redes Municipais, o tema tem sido o ponto de partida para muitas atividades. Em Joinville, por exemplo, os alunos estão criando uma nova cidade, a “Coutinópolis”. Por lá, as turmas estão recriando um município, com órgãos e uma economia própria.

Em Florianópolis, os estudantes da Escola Básica Municipal (EBM) Maria Conceição Nunes participaram do projeto-piloto “Investidor Mirim”. O objetivo era provar que é possível investir com pouco dinheiro — basta identificar as oportunidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.