LabTrans/UFSC confirma viabilidade para sistema de movimentação de contêineres a 600km/h

Sistema permite transporte em alta velocidade dentro de tubos metálicos e ambiente de baixa pressão. Crédito: Divulgação

O Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou um estudo pioneiro no mundo sobre a aplicação da tecnologia HyperloopTT para movimentação de cargas. A pesquisa analisou uma rota de 549 km na região Sudeste, ligando o Porto de Santos a São José do Rio Preto, passando por São Paulo e Campinas.

A iniciativa, conduzida pela Hyperloop Transportation Technologies em parceria com o EGA Group e o LabTrans, confirmou a viabilidade para a implantação do sistema, denominado HyperPort, no Brasil. Segundo o estudo, o modelo poderia operar a 600 km/h, transportando diariamente 5.600 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

Conforme explica o professor Wellington Repette, coordenador-geral do laboratório da UFSC, o HyperPort é um sistema de transporte de carga baseado na tecnologia hyperloop, que permite a movimentação de contêineres em alta velocidade dentro de tubos metálicos e ambiente de baixa pressão. Os pesquisadores avaliam que a inovação pode transformar o Brasil em referência global em transporte de cargas nesta modalidade, oferecendo uma alternativa eficiente ao modal rodoviário e preparando o país para os desafios logísticos do futuro.

Papel do LabTrans

Pesquisa do LabTrans analisou rota que liga o Porto de Santos a São José do Rio Preto, passando por São Paulo e Campinas. Crédito: Divulgação

O Laboratório de Transportes e Logística da UFSC é o responsável pela análise técnica e econômica do projeto. O professor Amir Mattar Valente, fundador e atual coordenador técnico do LabTrans, destaca o ineditismo do projeto. “Este estudo marca um avanço significativo na pesquisa de transporte de carga, pois é o primeiro a avaliar a viabilidade da tecnologia hyperloop para operações logísticas de grande escala”, destaca.

O docente ressalta que a pesquisa representa um avanço significativo na inovação logística. “O hyperloop pode revolucionar o setor ao fornecer um sistema rápido, seguro e sustentável que reduz as emissões de CO₂ e a dependência de combustíveis fósseis. Nossa análise não apenas demonstra a viabilidade técnica e econômica do hyperloop no Brasil, mas também prepara o cenário para o futuro da infraestrutura logística, trazendo inovação e eficiência muito necessárias para o transporte de contêineres”, complementa.

Referência nacional em pesquisa em transporte e logística, o laboratório da UFSC já participou de diversos estudos sobre mobilidade, intermodalidade e infraestrutura.

Investimentos e próximos passos

A primeira fase prioriza o trecho Santos—Campinas, com 169 km de extensão, considerado o mais estratégico para a viabilidade econômica do empreendimento. O custo estimado para a construção da infraestrutura do HyperPort é de US$ 9,6 bilhões, com um retorno potencial de US$ 17,1 bilhões num horizonte de 30 anos. Com a conclusão do estudo de viabilidade, os próximos passos envolvem a realização de estudos ambientais, análise regulatória, projeto executivo e a captação de investimentos para a construção do sistema.

De acordo com o advogado Edgard Raoul Gomes Neto, executivo da HyperloopTT no Brasil, o projeto responde a um compromisso do país no atendimento a diretrizes estratégicas e sustentáveis.
“Essa solução traz uma grande oportunidade para os setores públicos e privados brasileiros cumprirem com o compromisso de sustentabilidade assumido perante a Agenda 2030 e 2050 da ONU, que consiste no conjunto de metas e ações para o futuro do planeta, como a neutralidade em carbono, o aumento da sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirma.

> Conheça os principais benefícios do novo sistema de transporte:

Redução no congestionamento rodoviário

A redução do número de caminhões nas estradas diminui o trânsito, reduz os riscos de acidentes e os custos de manutenção viária. O estudo aponta que 4.000 caminhões/dia deixariam de circular, aliviando a infraestrutura viária.

Menos emissões de carbono

Painéis fotovoltaicos instalados sobre as vias fornecerão grande parte da energia necessária para a operação do sistema, reduzindo a dependência de fontes poluentes.

Maior eficiência logística

O tempo de transporte entre Santos e São Paulo poderia ser reduzido de várias horas para apenas 20 minutos.

Solução sustentável

Por ser inteiramente elevado ou subterrâneo, o sistema evita a segregação das áreas por onde passa e minimiza impactos negativos na fauna e flora locais, tornando-se uma alternativa ambientalmente amigável.

Redução de obras em outros modais

A alta eficiência do HyperPort reduz a necessidade de ampliações em rodovias e ferrovias para aumentar a capacidade de transporte, minimizando custos e impactos socioambientais.

> Assista ao vídeo demonstrativo do HyperPort:

Com informações do Núcleo de Comunicação LabTrans/UFSC.

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