Moradores aprovam transformação do Complexo Penal de Florianópolis em espaço cultural

O Governo do Estado realizou uma escuta social ativa. O objetivo foi entender o que a população espera para o Complexo Penal em Florianópolis. Participaram 1.816 pessoas. De acordo com os resultados, 86,9% apoiam a transformação do local em um espaço cultural e de lazer.

O formulário ficou disponível por 10 dias. Esta ação faz parte da segunda fase do projeto Cidade da Cultura, anunciado pelo governador Jorginho Mello. O projeto pretende desativar o Complexo Penal até 2026. A proposta é criar um espaço multifuncional, com áreas de lazer e cultura.

Além disso, 70% dos participantes concordaram que a Cidade da Cultura seja autossuficiente. Ou seja, deverá incluir espaços comerciais, como cafés e restaurantes. A ideia é que o local também seja palco para shows, apresentações musicais e festivais culturais. Assim, a proposta atende aos desejos da população.

“A Escuta Social Ativa não é obrigatória, mas é importante. Queremos entender as expectativas da população. Já sabíamos que a comunidade não queria mais o Complexo Penal ali. Agora, temos a confirmação de que um espaço cultural seria bem-vindo”, afirmou Edgard Usuy, secretário de Estado do Planejamento.

A Cidade da Cultura será um marco para Florianópolis. Ela promoverá revitalização histórica e urbanística. A área de 173 mil metros quadrados integrará atividades culturais, como as realizadas no Centro Integrado de Cultura (CIC). Com isso, o ecossistema cultural da cidade será fortalecido, além da vocação turística da capital.

Integração entre áreas

O projeto será conduzido de forma integrada por diversas secretarias estaduais. Elas incluem a Secretaria do Planejamento, a Secretaria de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, a InvestSC, a Secretaria da Fazenda, a Fundação Catarinense de Cultura e a Secretaria da Administração.

O projeto segue as etapas do Programa de Parcerias e Investimentos de Santa Catarina (PPI-SC). Dessa forma, garantirá transparência e participação da comunidade. Na primeira fase, o governador aprovou o andamento do projeto e definiu as premissas iniciais. Agora, o projeto passará por sondagem de mercado. Em seguida, será lançado um chamamento público para consultorias interessadas.

Ao final, uma licitação escolherá o parceiro privado responsável pelos investimentos, manutenção e operação do espaço. O contrato será por 15 a 30 anos.

O conteúdo Moradores aprovam transformação do Complexo Penal de Florianópolis em espaço cultural aparece primeiro em Correio SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.